header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

40 anos sem Péto

27/10/2017 às 09h55

Perpétuo Correia Lima

Próxima segunda feira, 30 de outubro, se completará 40 anos do falecimento de Perpétuo Correia Lima, Péto, como era chamado pelos amigos mais próximos. A sua passagem entre nós o consagrou como um dos maiores jogadores que vimos atuar nessas bandas do alto sertão paraibano e nordestino. Muitos o consideraram um “craque” e aqueles que como eu teve a felicidade e a honra de vê-lo jogar, entende e bem a denominação de “craque”.

Afamado pela habilidade no trato com a bola, perfeito no domínio desta, fazia com a “gorduchinha” o que bem entendia e a levava para onde queria. O seu passe de bola sempre foi de raríssima competência e os seus lançamentos fizeram aparecer e levar fama jogadores como Bil (meu fi) e Lepitácio, estes pontas esquerda e direita do Santos de Sérgio David. Mas, com absoluta certeza, esses mesmos lançamentos fizeram sucesso por onde Péto jogou, não temos dúvida. Foi um jogador cobiçado pelos principais times de Cajazeiras e da região, fala-se que vários grandes clubes do futebol brasileiro tentaram levá-lo, entretanto, o seu amor pela cidade jamais o afastou dela.

Pelo que observei em dados levantados sobre Péto, o mais longe que ele foi e atuou, se deu no Quixadá onde disputou o Intermunicipal do Ceará em 1963 pela seleção desta cidade e neste campeonato foi o artilheiro e destaque da competição. Jogou e muito pelos amigos que constituiu no mundo da bola e um destes foi Pelim, o sousense sempre o levava para jogar em Sousa, Juazeiro do Norte e outros lugares. Graças a pessoas como o ex vereador Nilsinho, o saudoso Zé de Sousa, Dirceu, Heraldo Moésia e outros, Péto sempre foi muito lembrado e reverenciado em Cajazeiras, existe uma rua com o seu nome nas Casas Populares e o nosso Estádio o Perpetão que também recebeu o seu nome.

Homem simples, não era de badalação e fugia delas, costumava escolher os amigos e por eles tinha muito carinho. Adorava ouvir músicas e Altemar Dutra era o seu preferido. Quando não estava jogando ajudava em alguns bares na cidade e assim foi com Hilário em seu bar e no antigo Jovem Clube. A sua praia sempre foi o Açude Grande, como sempre morou na rua Higino Rolim, Péto era um dos habituais banhistas e em uma canoa costumava atravessar o açude para ir lá na casa de um amigo que ficava na outra margem. Uma coisa é certa, Perpétuo continua sendo cada vez mais lembrado, como o cidadão e o craque que o foi.

Bons duelos

O Atlético Cajazeirense de Desportos a bem da verdade caiu em um grupo que teoricamente o coloca com enormes chances de uma briga boa pela liderança. O grupo atleticano: Treze, Serrano, CSP e Desportiva. Com estes ele não jogará. Os seus adversários serão: Botafogo, Campinense, Sousa, Nacional de Patos e Auto Esporte. Como se vê, o ano será bom em termos de bilheteria em Cajazeiras para o Trovão, mas, para isso ele terá que obter resultados para chamar o apoio da nação. Bons resultados são sinais de casa cheia no Colosso das Capoeiras. A sorte está lançada.

Pré temporada

Ao contrário da temporada deste ano, o Atlético Cajazeirense de Desportos já anunciou que os trabalhos iniciais de treinamentos e avaliações visando o campeonato paraibano serão realizados em Cajazeiras. Quem ganha? Obvio que a galera que decerto não perderá nenhum treino que se realizará no Estádio o Perpetão. Ainda sobre o Mais Querido do Sertão podemos informar que os dois jogadores que atuaram pelo Auto Esporte e que já haviam sido anunciados pelo Trovão Azul não mais virão, opção deles pela continuidade no macaco Altino de João Pessoa.

BOLA DENTRO

Para o nosso Trovão Azul que deverá anunciar mais um belo reforço para o setor de meio campo. O nome não foi divulgado, mas, fala-se que é um excelente jogador. A diretoria está trabalhando. NOTA 10!

BOLA FORA

Para quem apostou em muita briga quanto a formulação do Paraibano 2018. Amadeu foi esperto e mostrou liderança. Resultado, o Campeonato Paraibano se inicia mesmo no dia 7 de janeiro. Quem era contra merece a NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: