header top bar

Damião Fernandes

section content

A 9ª Região de Ensino: Quem quer?

05/04/2009 às 09h01

Acredito que se perguntasse a um garoto de 15 ou 16 anos, de quem é o dever de dá educação gratuita e de qualidade para o povo, ele rapidamente diria: É dever do Estado. Esse Estado enquanto realidade institucional tem o dever de prover as necessidades básica de uma população – saúde, segurança, educação, etc. tem a mais legitima obrigação, para não correr o risco de cair na incompetência e irresponsabilidade, de assegurar possibilidades de desenvolvimento e progresso a este determinado povo. O Estado é o legitimo zelador de uma educação de qualidade. 

Mas o que ora presenciamos em nosso Estado, é lastimável. Não se aproxima por nenhum instante a aquela idealização de uma educação digna para todos ou até mesmo de um Estado que seja zelador e cuidador do Ensino Público. Se não vejamos: já se passaram mais de 90 dias do resultado final do Concurso Público para Professor de Filosofia e Sociologia e da divulgação deste no Diário Oficial da União e ainda nenhum dos aprovados foram chamados. 

Se a grande questão fosse apenas esta, tudo bem. Mas não é. Por sinal é muito grave. Enquanto o Estado demora a chamar os aprovados, as escolas do Estado já estão oferecendo em seus horários as duas disciplinas, ou seja, quem na verdade está sendo o maior prejudicado são os alunos, os professores aprovados e a direção. Na verdade, todos nós saímos perdendo nesta situação. Todos as semanas os alunos tem “aulas vagas”. Isso é um absurdo. Sinal claro de que a Educação Pública do Estado está sendo gerida por ninguém. E o mais urgente agora é encaixar seus apadrinhados políticos e seus bajuladores de plantão. A educação que deveria ser prioridade está facultada á quem der um lance maior. 

Falando nisso, onde está o diretor ou diretora da 9ª Regional de Ensino? Alguém sabe onde encontrar-los? Alguns nomes já foram ventilados, mas nenhum ainda efetivado. Será que na casa ou na chácara de algum Deputado Estadual estará acontecendo algum leilão educacional para saber quem dá mais para ficar com e no cargo? Será que estão fazendo barganha política com a Educação do Estado? Somente um bobo acha que não. 

A triste realidade que vemos é que a educação da região polarizada por cajazeiras esta a leilão. E isso é uma vergonha. Vergonha para aqueles que sobem em seus palanques animalescos e esbravejam que a educação será melhor, que será prioridade em seu governo ou que farão uso de seus mandatos para buscar melhorias para a Educação do nosso Estado. Tudo mentira. Somente palavreados bonito para enganar e ludibriar o povo. O que estamos vendo ai é tudo diferente. 

Diante dessa realidade, a uma frase de Aristóteles que cairia bem: “A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces”. Acredito que tenha sido a esses tipos de raízes amargas que Aristóteles tenha se referido quando falou da educação. Deputados Estaduais que se apresentam com vozes de cordeiro, mas que por dentro são lobos ferozes prestes a engolir aqueles que não atendem ás suas exigências politiqueiras no diz respeito aos cargos comissionados do Estado – e aqui me refiro a 9ª Região de Ensino. Esse e outros são raízes amargas da educação que merecem ser extirpadas do cenário político. 

Para pensar

" O desacordo entre o sonho e a realidade nada tem de nocivo se, cada vez que sonha, o ser humano acredita seriamente em seu sonho, se observa atentamente a vida, compara suas observações com seus castelos no ar e, de uma forma geral, trabalha conscientemente para a realização do seu sonho. Quando existe contato entre o sonho e a vida, então tudo vai bem."
[ Vladimir Lênin (1870.1924), político e filosofo russo, em Que fazer? – As Questões Palpitantes de Nosso Movimento] 

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: