header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

A caixa preta do futebol foi aberta

03/06/2015 às 19h41

Amigos, desde a semana que passou, o mundo da bola está em plena ebulição. O futebol, se coloca como mais um espaço a ser explorado pelos corruptos, isso, de conformidade com as declarações de autoridades suíças e norte americanas que de forma surpresa estão abrindo a caixa preta do futebol. Antes intocável na visão dos poderosos deste esporte, pois, em alto e bom som bradavam a independência deste, pensavam os senhores do poder, estarem livres para fazer e mandar aqui e acolá. O cordão que separava o futebol e lhe dava, segundo os seus altos dirigentes, o direito fazer o que bem entendiam, rompeu e, graças as investigações ainda em curso, estamos vendo, de forma oficial, o quanto a bola está murchando para a entidade mor do futebol, a FIFA. 

As prisões de componentes membros da entidade, vem a nos confirmar o que já estava escancarado aos olhos dos mais sensatos estudiosos do futebol, o alto grau de envolvimento de alguns dirigentes em contratos e propinas. E, terça feira 02, foi a vez de Blatter, reeleito para mais um mandato de presidente na FIFA renunciar, esse ato demonstra o tamanho do problema que o futebol terá que resolver na tentativa de uma volta à credibilidade dos seus comandantes. 

Na verdade, segundo os noticiários mundo afora, estamos aos 5 minutos do primeiro tempo em termos de expectativa do que vira até os 90 minutos finais, ou seja, tem muito jogo a ser jogado e não se sabe o tamanho do buraco em que o futebol está envolto no mundo da corrupção.  Em que pese os escândalos que apareceram e que deverão aparecer mais à frente, vejo que esse é um momento importante, histórico até para o futebol e, esperamos que ele possa crescer diante de tamanhas dificuldades. Quem bom seria se passássemos isso muito bem a limpo e o futebol tivesse um retorno em novas metodologias de ações e projetos para aumentar mais ainda a sua capacidade de envolvimento com a população de apaixonados torcedores. 

Precisamos repensar o poder do futebol, a perpetuação em cargos de ligas, federações, confederações e FIFA, isso macula a credibilidade do esporte e o torna vulnerável aos corruptos e corruptores. Chega, o futebol precisa ser um jogo limpo, essa é a hora de afastar do mundo da bola aqueles que veem o esporte como forma de poder e de enriquecimento pessoal e familiar. 

Um 10
Renato Cajá vem se tornando neste inicio do campeonato brasileiro da Série A um dos grandes nomes desta competição e com isso já se inicia uma avassaladora fila de clubes interessados em ter o craque ainda nesta temporada. Na verdade, os gols feitos por Renato Cajá ganham cada vez as redes de TV e os jornais mundo afora. O certo é que ele nasceu para jogar na Ponte Preta, na macaca ele torna-se símbolo do time e do futebol bem jogado. Sem ter mais no mercado brasileiro o verdadeiro camisa 10, aquele que pensa, que cadencia, que dita o jogo do seu time, Renato Cajá está fazendo tudo isso com a elegância e a maestria do seu futebol.

Sonho?
O Secretário de Esportes da Prefeitura Municipal de Cajazeiras está esboçando um antigo sonho de todos os cajazeirenses e cajazeirados que é a volta da Semana Universitária, mas, nos esportes. O projeto já foi iniciado e brevemente esta pasta lançará convites para os centros e ou diretórios acadêmicos da UFCG – CFP, FAFIC, Santa Maria e São Francisco. Esforço é o que não faltará da parte de Everaldo, esperamos contar com o apoio dos gestores destes estabelecimentos de ensino e assim revivermos os grandes jogos universitários da terra do Padre Rolim.

BOLA DENTRO
Para os sobrinhos Raony e Ryan que terça feira dia 2 fizeram aniversário. Para ambos, os nossos parabéns e que Deus os cubra de infinitas graças e bênçãos. Meninos bons em tudo, eles merecem a NOTA 10!

BOLA FORA
Para a corrupção que agora entrou em campo de forma oficial por parte de integrantes da FIFA. O escândalo está apenas aquecendo, vem muita coisa feia e vergonhosa por ai, pelo menos é o que se comenta mundo afora. Assim, vai a NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: