header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

A Copa do mau humor?

15/06/2018 às 10h58

53% dos brasileiros estão desanimados com a Copa do Mundo Foto: CBF/Lucas Figueiredo

A Copa do Mundo da Rússia foi iniciada no dia de ontem, quinta feira 15 e nem isso fez o humor do brasileiro melhorar como relação à competição. Ouvi muitas falas, destaco aqui: “Nem parece que teremos Copa”. “Essa Copa tá muito fraca”. “Vamos mesmo ter a Copa”? É verdade que nas últimas edições a Copa do Mundo já apresentava sinais de que o futebol já não é elemento tão essencial na vida nacional. Mas, desânimo como este atual momento ninguém tinha visto, ainda. Óbvio que isso nada tem a ver com a qualidade dos jogadores.

O time está muito bem formado, tem o comando de Neymar e ao seu lado jogadores que são uma grande constelação a brilhar no futebol mundial. Por sua vez, Tite, o nosso treinador não encontra restrições, está próximo da unanimidade e é considerado o principal responsável pela forma com que a seleção brasileira se classificou para a Copa do Mundo quando massacrou os seus adversários. Bom lembrar que quando chegou para assumir a canarinha, o Brasil estava com uma campanha que nos levava até a possibilidade de, pela primeira vez, não ir a Copa do Mundo.

Então porque a distância entre o povo brasileiro e a sua seleção que um dia fora denominada de “pátria de chuteiras”? Motivos não faltam. No campo esportivo, os jogadores convocados, quase todos, atuam fora do nosso país há muito tempo. Isso faz com que eles não tenham aquele amor que o torcedor dedica aos jogadores dos seus clubes. E muito destes estão cada vez mais, muito distante deste torcedor.

Depois, boa parte da população brasileira, que ainda gosta de futebol, está entendendo que o momento em que o nosso povo está passando em virtude da corrupção cada vez mais desenfreada no Brasil gerada pela nossa classe política é muito mais importante que uma Copa do Mundo que dura apenas 30 dias. São esses mais pobres, aliás, que animavam e davam legitimidade ao futebol, à seleção e á Copa do Mundo. A verdade com relação à competição é que, mesmo com a mídia forte e pesada para que abandonemos, pelo menos por enquanto, os afazeres das nossas obrigações e nos concentremos em frente à TV, não vem surtindo o efeito de competições anteriores.

No campo esportivo, entendo que o Brasil, é a seleção a ser batida, tem mais, é de longe, no meu entendimento, a grande favorita chega bem preparada, bastante organizada e muitos dos seus jogadores no ápice das suas carreiras. Agora, se vai ganhar a Copa, ai é outra história e essa história passa por muitas coisas que somente o mundo do futebol pode explicar. Por último, Estados Unidos, México e Canadá, esses três países foram escolhidos para sediar a Copa do Mundo de 2022, o anuncio foi feito pela FIFA após votação.

Duatlon

A Faculdade São Francisco da Paraíba, FASP, através do Curso de Bacharelado em Educação Física, está prestes a anunciar uma grande competição que movimentará a sua programação dentro das comemorações alusivas ao dia do Profissional de Educação Física a se realizar na primeira semana do mês de setembro. Trata-se do Primeiro Duatlon a se realizar em Cajazeiras, está competição é feita em duas modalidades: Ciclismo e Corrida de Rua. O planejamento é da responsabilidade de professores e alunos da referida instituição. O lançamento deste projeto deve ser quando da volta para o segundo semestre letivo 2018.

Pronta

A Federação Paraibana de Futebol já anunciou a configuração para a competição da Segunda Divisão desta atual temporada, 2018. 12 clubes estão inscritos para brigar pelas duas vagas que os levará a divisão de elite do paraibano em 2019. O que não se sabe e tão pouco foi colocado pela FPF diz respeito aos clubes e os estádios que estes farão o mando dos seus jogos. E por falar em Federação Paraibana de Futebol a intervenção continua, mas, de forma muita discreta e sem alarde por parte do interventor que não passa nenhuma informação para a imprensa esportiva do nosso estado da Paraíba.

BOLA DENTRO

Para o futebol de base de Cajazeiras e em especial para o professor Bruno Albuquerque que concluiu neste final de semana mais uma edição da Copa de Futebol de Base Estrelas do Futuro. Isso vale a NOTA 10!

BOLA FORA

Para a arbitragem do futebol brasileiro que continua cada vez mais de péssima qualidade. Os incidentes envolvendo o jogo Palmeiras e Flamengo são a prova da incompetência dos nossos árbitros. Isso merece a NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: