header top bar

José Anchieta

section content

A disputa pelas siglas

31/05/2014 às 14h38

A aproximação do período permitido para realização das convenções partidárias que vão decidir sobre alianças e candidaturas às eleições deste ano tem provocado uma verdadeira corrida dos principais blocos políticos do Estado, em busca de apoios. O objetivo é somar o maior número possível de partidos para o embate eleitoral.

Essa movimentação se repete em períodos pré-eleitorais, e ocorre nos bastidores, em todos os níveis de eleições, gerando muitas especulações da imprensa. A justificativa usada é a de sempre: sai na frente quem consegue formar uma composição mais ampla, principalmente pensando-se no tempo de rádio e televisão.

Um dado interessante é que pouco se sabe sobre as negociações envolvendo a participação das legendas na formação das composições partidárias. Aliás, elas ocorrem num momento em que a sociedade ainda está indiferente ao processo eleitoral, apesar de todo o destaque dado pelos meios de comunicação.

Mas, a verdade é que tudo isso acontece sem o mínimo de coerência dos partidos políticos que, em determinadas situações, ficam reféns de interesses pessoais de seus líderes. Há casos, por exemplo, em que alguns partidos acenam com possibilidade de alianças com vários grupos antagônicos, como se não houvesse nenhuma diferença de linha de atuação partidária. A ideologia parece mesmo que foi, definitivamente, abolida da vida política.
 
Manifestando insatisfação
Setores da sociedade cajazeirense, notadamente do comércio, não se cansam de manifestar insatisfação com o fim do Xamegão, evento junino de muita tradição que, durante 25 anos, se constituiu numa fonte de geração de empregos temporários e renda na cidade. Nos últimos dias, comerciantes pertencentes à Câmara de Dirigentes Lojistas protestaram contra a decisão da atual gestão de não realizar o evento.

Manifestando insatisfação II
Em nota à imprensa, a CDL lamentou a decisão, destacando que a atual gestão de Cajazeiras é aliada do governo estadual, e teria condições, portanto, de buscar esse apoio, além de articular parcerias com a iniciativa privada. A verdade é que o Xamegão agora é só lembrança.

Mobilização
Segmentos de docentes e alunos do Centro de Formação de Professores de Cajazeiras, Campus da UFCG, iniciaram mobilização em torno de algumas reivindicações, visando melhorar a vida da comunidade universitária. Na pauta, querem uma definição sobre a escolha do novo diretor, cujo impasse se arrasta desde o ano passado. 

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: