header top bar

Damião Fernandes

section content

A fábula de Higino

11/02/2008 às 17h18

A FÁBULA-MITO DO CUIDADO
(Fábula de Higino)

"Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro. Logo teve uma idéia inspirada. Tomou um pouco de barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter.

Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito nele. O que Júpiter fez de bom grado.

Quando, porém Cuidado quis dar um nome à criatura que havia moldado, Júpiter o proibiu. Exigiu que fosse imposto o seu nome.

Enquanto Júpiter e o Cuidado discutiam, surgiu, de repente, a Terra. Quis também ela conferir o seu nome à criatura, pois fora feita de barro, material do corpo da terra. Originou-se então uma discussão generalizada.

De comum acordo pediram a Saturno que funcionasse como árbitro. Este tomou a seguinte decisão que pareceu justa:

"Você, Júpiter, deu-lhe o espírito; receberá, pois, de volta este espírito por ocasião da morte dessa criatura.

Você, Terra, deu-lhe o corpo; receberá, portanto, também de volta o seu corpo quando essa criatura morrer.

Mas como você, Cuidado, foi quem, por primeiro, moldou a criatura, ficará sob seus cuidados enquanto ela viver.

E uma vez que entre vocês há acalorada discussão acerca do nome, decido eu: esta criatura será chamada Homem, isto é, feita de húmus,que significa “terra fértil".

Esclarecendo:

Fábula é uma narrativa imaginária cujos personagens são, via de regra, animais, plantas ou personificação de qualidades, virtudes e vicios, com o objetivo de transmitir lições morais.

Mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.

A intenção de termos trazido para reflexão essa belíssima fábula do genial escravo romano Gaius Julius Hyginus, é para nos ajudar a pensar a grande responsabilidade do Homem: O cuidado. Diante da estupenda cultura de desprezo e de morte ora vivenciada em nossa sociedade, precisamos mais uma vez pensar sobre a missão e responsabilidade do gênero humano. Acreditamos que essa fábula-mito possa ajudar á despertar nossa consciência para tanto. Acreditamos ser imperativo a discussão acerca de uma nova revalorização, uma nova re-culturação da vida humana em todos os seus processos.

O grande Filósofo Martin Heidegger vai dizer que o cuidado é uma constituição Ontológica, ou seja ,que está sempre subjacente a tudo o que o ser humano empreende, projeta e cria. Mas o que é Cuidar? Vejamos o que diz o pensador Leonardo Boff: “Cuidado significa desvelo, solicitude, diligencia, zelo, atenção, bom trato. Estamos diante de uma atitude fundamental, de um modo de ser mediante o qual a pessoa sai de si e centra-se no outro com desvelo e solicitude”.

O cuidado não se resume apenas a um ato mas a uma atitude de constante zelo, preocupação pelo objeto amado. É esse um dos grandes clamores que a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil ora faz com a tradicional Campanha da Fraternidade, que neste ano que traz como tema: “Fraternidade e defesa da vida” e como lema: “Escolhe, pois a vida”. A vida deve ser cuidada, zelada em todas as suas modalidades. A vida é dom de Deus e por isso Sagrada. Escolhe pois a vida, escolhe pois ter cuidado com a vida daqueles que se apresentam pobres e indefesos.

O grande pensador Hyginus no ano 44 a.C já nos indicava que o cuidado é algo de tão extraordinário para a vida humana e para a preservação de todo tipo de vida, que deu origem a uma fábula-mito. E algo de fantástico que esta fábula-mito nos aponta é que o ser humano não é constituído apenas de barro, de finitude, limitação, pecado. Ele possui algo do céu, do Divino. Ele possui uma sacralidade inviolável.

Por isso categoricamente e radicalmente podemos gritar com todas as nossas forças: NÃO AO ABORTO E SIM Á VIDA.

Cuidemos da Vida!

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: