header top bar

José Antonio

section content

A Geopolítica do Alto Piranhas II

02/02/2014 às 23h58

O caldeirão da política começou a ferver e deve atingir brevemente uma temperatura elevadíssima e nele já estão sendo colocados os mais variados ingredientes, com sabores e paladares diferentes e com gostos que atende a todos a quem dele se banqueteiam. 

Na sobremesa: rumores, boatos, conspirações, mentiras, informações e contrainformações, muitas com poucas verdades e a maioria com o sabor da traição, que segundo uma velha raposa da política paraibana, é o principal tempero da política.

A Região do Alto Piranhas, composta de 15 municipios, parece ter a temperatura mais elevada, porque o fogo é feito com lenha de jurema num caldeirão de ferro.

As campanhas para deputado e senador poucos falam e se interessam, mas a de governador não sai da boca do povo, até daquele cidadão mais simples da periferia ao homem que insiste e teima em morar no campo, hoje seco, insólito e sem água de boa qualidade para beber, mas não descuida de uma boa prosa sobre política. Muitos chegam a dizer: chegou o tempo de pobre ter valor e este ano nós vamos dobrar de preço e outros afirmam, mesmo se este ano não chover, é chegado o tempo da invernada e da fartura. A cidadania e a consciência que vão ÀS FAVAS!

Na semana passada tentei fazer uma leitura da posição política de alguns municípios da região e citamos Cajazeiras, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Poço de José de Moura, Bernardino Batista e Joca Claudino.
Volto a falar sobre o município de Joca Claudino, porque prevíamos a adesão da prefeita Lucrécia Adriana ao projeto político de reeleição do governador Ricardo Coutinho, fato que aconteceu no último dia 23 de janeiro. Volto a lembrar de que nas eleições de 2010 ela votou em José Maranhão e ganhou nos dois turnos e ampliou a maioria no segundo. Com esta adesão Ricardo “mina” e detona mais um reduto das oposições na região.

Em São José de Piranhas, o prefeito Domingos Neto continua na oposição, mesmo tendo o seu tio José Lacerda Neto, detentor do maior número de mandatos como deputado estadual e é aliado de Ricardo. Além de Domingos Neto, o seu vice-prefeito, Marcos Campos, que é irmão do pré-candidato a deputado estadual Jeová Campos, deverá acompanhar o voto do prefeito, já que o mesmo teria um compromisso antigo com o senador Vital do Rego Filho.
Mas as forças políticas aliadas do governador Ricardo Coutinho, em São José de Piranhas, lideradas por Zezé Né Gomes, em 2010, ganharam as eleições nos dois turnos e no segundo ampliaram a maioria. Em 2014, as oposições municipais repetirão a vitória?

Em Santa Helena, em 2010, o prefeito Elair Brasileiro apoiou Ricardo Coutinho e saiu derrotado no primeiro turno e tinha como opositores Socorro Felix e Emanoel Messias, mas no segundo turno, Emanoel se aliou a Elair e juntos deram a vitória a Ricardo Coutinho. Em 2012 este mesmo grupo foi vitorioso nas eleições municipais, com a eleição de Emanoel para a prefeitura e em 2014 vão continuar aliados e pretendem continuar votando em Ricardo Coutinho.

Em Poço Dantas, em 2010, no primeiro turno, o prefeito Itamar Dantas votou em Zé Maranhão e Ricardo teve uma derrota acachapante, mas no segundo turno Itamar mudou de lado e deu uma vitória, que em termos percentuais, foi a maior da Paraíba. O atual prefeito continua votando em Ricardo e praticamente não tem opositores. Poderá repetir o resultado de 2010?

A análise que se faz hoje nestes quatro municípios é que o governador Ricardo Coutinho poderá sair vitorioso em todos eles. Voltaremos na próxima semana com o restante dos municípios da Região.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: