header top bar

José Antonio

section content

A Paraíba tem seis candidatos a governador

09/07/2014 às 10h00

Não será por falta de candidatos que os paraibanos vão deixar de escolher o seu próximo governador, temos logo meia dúzia, e até dia cinco, data limite para registro, poderão surgir mais pretendentes.

Na Paraíba são 32 partidos em funcionamento e apenas dois, o PCO e o PCB poderão ficar fora da disputa eleitoral, enquanto seis terão candidatos a governador: PSB, PSDB, PMDB, PROS, PSOL e PSTU; o restante vai apoiar o senador Cássio da Cunha Lima (PSDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB).

Os outros candidatos são: Vital do Rego Filho (PMDB), Fabio Rodrigues (PROS), Antonio Radical (PSTU) e Tárcio Andrade (PSOL).

Ainda sem um desfecho final, o governador Ricardo Coutinho conseguiu, no apagar das luzes, atrair para sua chapa o PT, que tem um excelente tempo de TV/Radio e soma ainda ao seu esquema: PSB, DEM, PDT, PC do B, PSL, PPL, PV, PHS, PRP e PRTB, totalizando 11 partidos.

O senador Cássio da Cunha Lima, além do seu PSDB, conseguiu ainda o apoio de mais 14 partidos: PT do B, SD, PRB, PTN, PEN, PSD, PMN, PSC, PTC, PP, PR, PTB, PRTB.

Quanto mais partidos coligados, mais tempo conquistado para o guia eleitoral. Ricardo já tem assegurado pouco mais de seis minutos, enquanto Cássio já tem assegurado cerca de sete minutos e meio e Vital Filho, cerca de três minutos.

Os blocos partidários destas coligações estão sendo realizados, não somente na Paraíba, mas em todo o País, do ponto de vista ideológico, não têm coerência nenhuma, é a mesma coisa que tentar misturar água com óleo, vai da esquerda radical aos herdeiros da legenda do Regime Militar de 64, “tudo junto e misturado”, como cita o próprio governador Ricardo Coutinho.

Qualquer “bodegueiro” dos grotões de miséria da Paraíba sabe que partido político vale tanto quanto um risco na água e poucos se arriscam em fazer um julgamento moral como estas coligações foram realizadas, a exemplo do candidato a deputado estadual, Jeová Campos, que arriscou dar sua opinião e  desabafou: “estou enojado como estas negociações estão sendo realizadas”. 

Qual a fronteira da ética das ações dos cidadãos que são “donatários” destas agremiações partidárias? Ontem, muitos deles eram ferrenhos inimigos políticos, e alguns até inimigos pessoais, mas em nome não se sabe de que, hoje se abraçam e se beijam e se misturam e se juntam para “negociarem” alianças.

Infelizmente, o desencanto pela política tem batido na porta da consciência de muitos cidadãos, principalmente quando somos obrigados a ouvir o malabarismo das palavras quando estes “donatários” tentam explicar as suas “mudanças”. 

Quando será que vamos ver extinto o “coronelismo” no nosso estado? Nas ruas já ouvimos algumas vozes discordantes do atual sistema eleitoral brasileiro. Mudanças? Talvez, um dia quem sabe.

Agradecimentos
Quero agradecer as inúmeras manifestações de carinho e apreço que recebi pela passagem dos 48 anos de existência da Rádio Alto Piranhas, ocorrido no último dia 1º de julho.

IFPB receberá terreno
No próximo dia 07, às dezenove horas, na sede da Escola Técnica Federal, atual IFPB, estará sendo realizada a tão esperada solenidade de doação do terreno onde será construído o novo pólo tecnológico da escola, que abrigará os cursos de engenharia. Estará presente o Reitor João Batista, que receberá das mãos dos empresários Alexandre Costa e Geraldo Alcindo a escritura do terreno. O terreno tem 40.000 metros quadrados. Com esta ação, o MAC, que foi o órgão coordenador do fato, se irmana a toda sociedade cajazeirense com mais esta conquista.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: