header top bar

José Antonio

section content

A presença da cidade de Pombal na ONU

04/10/2015 às 18h21

Por José Antônio

A cidade Pombal foi o único município brasileiro, dentre os mais de cinco mil, que participou da 70ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas e a sua escolha foi em função por ter conseguido o melhor desempenho e de quase ter atingido, no país o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Este fato não é só motivo de orgulho para a prefeita Poliana Dutra, que fez uma bela exposição durante a assembléia, e seus munícipes, mas também para todos os paraibanos que se envolvem e se preocupam, principalmente nos dias atuais, meio há tantos escândalos envolvendo agentes públicos e que sonham com um país melhor.

De acordo com o último relatório da ONU, Pombal conseguiu percentuais mais alto que o estado da Paraíba, nas metas do ODM, que são:
1 – Acabar com a fome e a miséria
2 – Oferecer educação básica de qualidade para todos
3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 – Reduzir a mortalidade infantil
5 – Melhorar a saúde das gestantes
6 – Combater a AIDS, a malária e outras doenças
7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Esta conquista de Pombal só foi possível porque o governo municipal decidiu elaborar o plano de governo baseado nestas metas, fato que fez com que a cidade se tornasse modelo em todo o país no cumprimento dos ODMs.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Pombal, uma das primeiras iniciativas para cumprir os objetivos foi promover cursos de capacitação para beneficiários do programa Bolsa Família. A partir disso, várias famílias foram saindo das condições de vulnerabilidade. Em 2013, 200 pessoas entregaram os cartões do programa.

A secretária de Desenvolvimento Social do município, Valeska Bandeira, diz que as pessoas foram se sensibilizando. "No momento em que a pessoa é qualificada, a renda da família aumenta, ele sai de condição de vulnerabilidade. Então é incentivado que ele devolva o cartão para que o Governo Federal reloque esse benefício", diz.

Por causa das capacitações, várias pessoas foram investindo no seu próprio negócio com o apoio da prefeitura. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de empreendedores mais que dobrou na cidade. Em 2013, Pombal tinha 283 micro empreendedores individuais. No ano seguinte, o número passou para 736.

A cidade também se destaca na educação. A escola municipal Matilde de Castro Bandeira conquistou a terceira colocação na Prova Brasil na Paraíba em 2013. Nos anos de 2011 e 2013, o colégio se sobressaiu e ficou acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Outros números atingidos pelo município são: 90,7% para a redução da população abaixo da linha de pobreza; 193,6% para a redução da população que sofre de fome; 48,5% para a garantia que todas as crianças terminem o ensino fundamental; 100% na redução da taxa de mortalidade materna; reduzir pela metade a proporção da população sem acesso sustentável a água potável segura atingiu 166,49% e ainda obteve 149,1% na meta para reduzir pela metade a proporção da população sem acesso a saneamento e serviços essenciais.

Dois fatos me chamaram a atenção: na elaboração do plano de governo estas metas foram incluídas e o outro a capacitação do pessoal para atingir os objetivos. Planejamento e capacitação são palavras chaves em qualquer setor e principalmente quando se trata de administração pública. 

Esta aí o exemplo de Pombal, não é proibido e muito menos pecado copiá-lo.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: