header top bar

Maria do Carmo

section content

A rotina de um estudante

07/04/2013 às 15h19

    
Amanhece o dia. Todas as manhãs aquele jovem levanta –se toma o café com outros ingrediente, despede –se de seus pais e sai a caminho da escola.

Nos seus braços há livros cadernos, objetos que têm grande significado, pois entre as páginas estão desenhadas através das palavras o conhecimento, ou seja, a luz que iluminará os rumos da transformação e da verdadeira essência do ser humano.

O jovem chega à escola, parece ser tão simples estes rituais, na verdade, dia após dia o acúmulo do saber favorece uma formação indispensável na escada da vida, o vislumbrar de novos horizontes, cortinas desfeitas, janelas que se abrem. Anos e anos vão se passando e o estudante que começara ainda criança, hoje um adolescente, não desanimou diante das dificuldades sejam elas, familiar ou ligada à assimilação das informações nas aulas. Forte como um rochedo nas grandes tempestades, entusiasmado na luta a fim de conquistar a maior riqueza – saber. Ele é ciente de que a vida é uma grande batalha e só é vencedor aquele que enfrenta os desafios.

Em meio esta trajetória aquele jovem lança o seu olhar de esperança para todos os outros e deixa a sua alma falar fortalecendo que enfraquecidos, “só vence quem tem perseverança, garra”, o período de ocupar cadeiras escolares constitui o tempo mais precioso, é o futuro que virá, certamente resultante dos sacrifícios coroados de êxitos e de vitórias.

Meu caro amigo estudante, aproveite cada minuto desta etapa da vida, faça das aulas degraus que o ajudarão na subida da escada da vida e assim, ao chegar no último degrau sentir-se-á preparado para enfrentar uma nova realidade de forma consciente pautada nos caminhos da sabedoria.

É bom refletir que o processo de aprendizagem não se resume apenas no conhecimento científico de cada disciplina, mas também uma preparação  que vai além do mundo do trabalho, enfim, o desenvolvimento da capacidade de buscar soluções para  conviver na sociedade,  se identificando como   um ser social político e acima de tudo, transformador.

E aquele menino que saia todas as manhãs em direção à escola, hoje, é um homem atuante na sociedade, digamos que é um símbolo do progresso intelectual, suas atitudes os fazem crescer e ajudar aos outros.

Este estudante deve ser a personagem representativa da grande massa jovem que busca novos caminhos a fim de aprender algo construtivo. No entanto, é preciso muito empenho, dedicação e vontade para que o tempo de “estudante” seja bastante aproveitado na preparação para futuras edificações.

Caros jovens! Não enveredem por outros caminhos que ao invés de libertá-los, provocam-lhes massacres, sofrimento e destruição de futuros que poderiam ser brilhantes. Enfrente as curvas da vida, elas nos fazem avistar novas paisagens, estímulos surgirão para refazer os objetivos. Afinal é preciso ter força é preciso ter garra” assim diz o poeta.

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: