header top bar

Damião Fernandes

section content

A utopia do possível

12/04/2013 às 16h23

Nesse instante minhas ideias correm. Minhas lembranças de uma sociedade construída sob o alicerce de axiomas cristãos torna-se evidente, mesmo que eu não saiba de onde elas veem. Talvez nasçam do desejo de ver um homem renascido. Mesmo que das cinzas.

Neste instante penso no que escrever. Penso, o que uma sociedade destes tempos, o homem destes tempos gostaria mesmo de ler, de ouvir, de saber? Quem sabe gostaríamos de abrir um jornal ou um confiável site e lá estivesse estampado que a maldade humana houvera chegado ao fim ou que definitivamente o homem aprendeu, á custas de sangue vertido numa Cruz, a perdoar e não mais guardar ressentimentos. Quem sabe, gostaríamos de ler no diário Oficial da União que foi por força de medida provisória extinta permanentemente as “segundas-feiras” e que os finais de semana começarão nas quintas? Quem sabe, ainda sejamos movidos por estímulos externos para nos tornarmos pessoas coerentes.

Nesse instante minhas ideias correm. Minhas memórias de uma sociedade construída sob o alicerce de sonhos possíveis me tomam e também me inquietam quando percebo que “a impossibilidade do Bem” é uma realidade que se torna cada vez mais próxima e cruel ao mesmo tempo.

A cada incoerência verbal, religiosa, política e social percebemos o quanto a demagogia e a mentira institucional se avolumam assustadoramente. Pois o verdadeiro Bem não se alimenta de demagogia, mesmo que ocasionais. Neste instante penso no que realmente escrever.

Penso o que realmente cada homem e mulher destes tempos gostariam de ouvir, de ler, de saber? Talvez, quem sabe, se abríssemos uma revista semanal e víssemos ali estampa: Por força de lei é crime usar a mentira para enganar o cidadão ou quem sabe que a seguinte manchete: Foi extinta a descriminação racial, religiosa e sexual no Brasil. Quem sabe, trazemos dentro de nós sonhos que de tão intensos se tornam utópicos, de tão simples, se tornam impossíveis. Pois onde não há amor suficiente para causar o Bem, aquilo que era tão simples ganhou proporções de “milagre”.

Nesse instante minhas ideias correm. Minhas esperanças de uma sociedade construída sob o alicerce do Outro enquanto Outro e não extensão de mim mesmo me persegue desde quando eu era menino, quando meus pais me ensinaram que a minha dignidade e sacralidade não estavam no que possuía, mas no que eu era. O outro tem sacralidade e dignidade por sí mesmo. Desde cedo aprendi, mesmo que intuitivamente, que a essência ultrapassa a existência.

Penso o que realmente cada homem e mulher destes tempos necessitam de ouvir, de ler, de saber? Talvez necessitem de ouvir sobre suas qualidades, virtudes e capacidades. Pois dos defeitos todos nós já somos mais que sabedores; Se bem que há alguns que vez por outra precisam ser lembrados que não são deuses e não trazem a prerrogativa da perfeição. Há alguns que precisam serem lembrados de suas arrogâncias.  Cada homem e mulher destes tempos precisam saber que suas imperfeições interiores não definem para sempre quem eles são no presente. Se a essência ultrapassa a existência, então essencialmente somos Bons. A maldade se apresenta como fruto das circunstâncias históricas das nossas escolhas pessoais e motivações inconscientes.

Nesse instante minhas ideias correm e meus dedos deslizam pelas letras frias desse instrumento de construção e diálogo, de anotações e interferências e percebo, como que por uma epifania ocasional que todas as mudanças possíveis que alimentam meus sonhos, desejos e perspectivas, necessariamente passam pela minha vontade pessoal de mudar, de querer ser o novo que quero ver, de pensar o novo que desejo saber, de ser a nova escrita que tanto anseio ler. Somos na verdade os artífices da mudança que queremos ou desejamos ver. Talvez o que mais desejamos ouvir, saber ou ler é que a grande verdade tão histórica e tão simples, tão humana e tão divina continua sendo a mesma: As mudanças que desejo ver nos outros, deverá por mim mesmo a começar. Sou eu que tenho que mudar. Pois a utopia do possível somente acontecerá quando eu me decidir a mudar hoje, a mudar sempre.

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: