header top bar

Fernando Caldeira

section content

A verdade sobre o debate

09/08/2014 às 13h43

O jornalista Wellington Farias registrou em sua conta do facebook há mais ou menos uma semana a seguinte mensagem: "anotem o que vou dizer: o candidato que for pro debate com oba oba, com conversa mole e dado à enganação, pode ficar certo que Ricardo Coutinho vai botá-lo pra correr. Quem não tiver proposta, não entre porque vai sair desmoralizado."

Parece até que o nosso WF teve uma premonição ou aviso do além pois, sem tirar nem por, foi isso exatamente o que aconteceu no Debate dos Candidatos, na TV Master, na quinta-feira (31). O debate tem sim vencedor, e atende pelo nome de Ricardo Coutinho. Justamente o candidato a ser derrotado, porquanto Governador do Estado, enfrentando cinco concorrentes, saiu-se melhor, apesar dos constantes e insistentes ataques.

Estive presente ao vivo no debate, do início ao fim, e vi tudo: caras, bocas, gestos, olhares, esquemas partidários, gente se passando por ‘macaca de auditório’, enfim, estive no “ringue”,  vi a contenda, e posso contar.
Diferente de alguns colegas de imprensa que comentam tendo saído do debate logo no primeiro ou segundo intervalos, ou que sequer no debate estiveram, e avaliam simplesmente pelo enquadramento das câmeras na TV, repito, estive lá de cabo a rabo, como se diz.

Resumidamente, podemos fazer a seguinte avaliação:
1°)  em todas as suas participações, seja como perguntador ou como perguntado, Ricardo Coutinho manteve-se impassível e equilibrado, demonstrando clareza nas exposições e domínio dos temas abordados;

2°) Cássio Cunha Lima mostrou-se nervoso por diversas vezes com os comparativos entre seus governos e o de RC, ora fazendo caras e bocas, ora ostentando forçado sorriso que imediatamente sumia tão logo as luzes da ribalta se apagavam. Os números comparativos entre seus governos e o de RC o tiraram do sério por diversas vezes;

3°) Vital Filho preferiu não entrar na ‘briga’ de ninguém, fazendo contra ponto aos seus principais contendores, postando-se como verdadeira oposição a RC e tirando de Cássio isso que o tucano queria como primazia, e saiu-se bem. Ademais, explorou com maestria o seu tempo, conseguindo expor efetivamente a apresentação de propostas para o Estado. Saiu-se bem;

4°) Antônio Radical e Tárcio Teixeira, como era de se esperar, cumpriram seus papéis de “agentes revolucionários” do debate, pontuando a marca de seus respectivos partidos, PSTU e PSOL;

5°) Major Fábio alternou posições de defesa de questões básicas mas significativas da população, como abastecimento d´água, por exemplo, com bravatas hilárias que serviram apenas para desopilar os fígados dos presentes.

Esses cinco itens elencados mostram bem, a nosso sentir, o que foi verdadeiramente o debate 5 contra 1, para usar um termo utilizado no mesmo!     

S O L T A S

*Uma liderança política do grupo de Denise e Carlos Antônio disse que o posicionamento do vice-prefeito Jr. Araújo, “nem lá, nem cá”, na eleição pra governador, deixa-o enfraquecido em ambos os lados, que não depositam crédito no mesmo;

*Aliás, essa liderança lembrava que o histórico de mudanças constantes e repentinas do vice, apesar da curta carreira política, deixam-no com uma pecha que não tem sabão que tire!   

*“A traição é mancha que nunca envelhece.” (Augustín Díaz Yanes)

*Você vota e escolhe os políticos. Se eles não prestarem, não culpe os outros!

*Tem gente que sabe surfar na onda política: nunca foi testado nas urnas, e portanto nunca teve um voto, e posa de liderança. Tá cheio na PB!!!

*O que mais estraga a política no Brasil, não são os políticos. São os que escolhem os políticos!

*“Cada povo tem o governo que merece.” (Joseph Marie Maistre)

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Contato: caldeira.fernando@bol.com.br

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Contato: caldeira.fernando@bol.com.br