header top bar

Jackson Queiroga

section content

Adutoras: À espera de “não sei o que”

07/02/2014 às 11h25

A preocupação dá lugar a esperança de um bom período chuvoso na nossa região, é bem verdade que ainda esperamos, mais o tempo está passando e os sinais infelizmente não são animadores. Açudes secos ou em estado crítico, abastecimento humano em colapso ou quase nesse patamar, grandes populações tendo água, às vezes, uma vez a cada 15 dias. Preços de alimentos nas alturas, pessimismo e sofrimento. Esses são alguns dos ingredientes do momento atual de nossa região que passa por uma das maiores estiagens dos últimos 50 anos e a possibilidade de continuação dessa seca nos leva à beira do desespero, é muito sofrimento para o já esquecido, tripudiado e desvalorizado nordestino/sertanejo.

Numa rara resposta inteligente do poder público, soubemos há algumas semanas que o Governado Ricardo Coutinho, iria construir adutoras para salvar o abastecimento de cidades polo do sertão, que sofrem demasiadamente com a falta do precioso líquido, no caso Sousa e Cajazeiras, sendo que a primeira está em situação muito pior do que a segunda, com água em seu manancial (açude de São Gonçalo) apenas para dois ou três meses, em caso de confirmação de seca contínua, somado a um gerenciamento no mínimo confuso ou mesmo inoperante do DAESA (Órgão municipal que distribui água para as residências) deixa comunidades como o Núcleo 3 na região de São Gonçalo, zona rural da cidade, com mais de 20 dias sem abastecimento.

Pois bem, com a afirmação do governador, digna de aplauso pela preocupação, a cidade de Sousa ficou satisfeita, porém cobra pelo início dos trabalhos, ou será que a adutora começará a ser construída depois que a água sessar definitivamente nas torneiras? Porquê não começar agora, de forma objetiva e eficaz, evitando que uma cidade de mais de 70 mil habitantes comece a ser abastecida por carros pipa? Seria cobrar muita inteligência cobrar isso do Governador e sua equipe?

Ao que parece, com a ideia ainda apenas no papel, a máxima popular se fará verdade mais uma vez: “Só iremos fechar a porta quando formos roubados”, isto é, só começarão os serviços quando a sede e a revolta forem gigantes e revoltar a todos.

Ou o governo e sua equipe estão a esperar que a eleição fique mais próxima?

Responda quem souber. 

**************************************************************************************************************************************************************************************************

Nota 10 

Para o sousense Fracisco Cicupira de Andrade Filho, o conhecido Chiquinho Cicupira que pleiteará o cargo de Reitor do Instituto Federal de Educação na Paraíba, colocando seu nome à disposição em eleição que acontecerá em alguns meses. Competência e austeridade estão com ele, já demostrou isso de forma clara quando modernizou e "agigantou" a antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa, hoje IFPB. A ele, nosso boa sorte e nossa nota 10!

Nota 0

Para a nossa Presidenta Dilma Roussef que, na contra-mão de investimetnos nos portos brasileiros, está investindo mais de 1,5 bilhão de reais em um moderníssimo porto em Cuba. Penso que, antes de ajudar países simpatizantes (ditadura), a presidenta deveria "arrumar a casa", investir no bempestar e na competitividade da nossa nação. por isso ZERO pra ela e sua equipe.

Jackson Queiroga

Jackson Queiroga

Radialista, acadêmico do curso de Direito e apresentador da TV Diário do Sertão

Contato: [email protected]

Jackson Queiroga

Jackson Queiroga

Radialista, acadêmico do curso de Direito e apresentador da TV Diário do Sertão

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: