header top bar

José Antonio

section content

Aeroporto de Cajazeiras: um filho desnaturado

08/04/2014 às 00h21

No último dia 21 de março, me encontrei com Dr. Antonio Fleming, que é o Diretor de Manutenção do Departamento de Estradas e Rodagem e tivemos uma longa conversa sobre o andamento das obras de conclusão do aeroporto, mas esqueci de perguntar sobre o processo de licitação para a construção do Balizamento Noturno.

No ano de 2012, sim em 2012, já teria sido feita uma licitação, mas foi “deserta”, ou seja: nenhuma empresa teria concorrido. Depois teria acontecido outra licitação e quem teria ganhado era uma empresa da cidade do Recife, mas a mesma nunca apareceu por aqui para iniciar os trabalhos.

O fato é que a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República liberou no ano de 2012 a importância de R$1.169.994,05 (um milhão, cento e sessenta e nove mil, novecentos e noventa e quatro reais e cinco centavos) e a este valor deve ser acrescido 10% que é a contrapartida do Estado.

Estes recursos estão depositados em uma conta do governo do Estado e se não houver, por parte do Departamento de Estradas de Rodagens, uma ação no sentido de pedir mais uma prorrogação ou com a maior brevidade possível dar inicio a um novo processo licitatório, até o próximo dia 30 de junho, vamos perder estes recursos.

Ainda sobre a iluminação, há alguns meses atrás o Secretário de Interior do governo do estado, Carlos Antonio, me disse que esteve em Cajazeiras um cidadão representante de uma empresa chinesa que teria interesse em realizar os serviços com um novo sistema de iluminação a Led, mas não tenho conhecimento da evolução do negócio.

Na conversa com Dr. Fleming ele me disse que até junho estariam prontos os serviços das áreas de escape (as laterais) que precisam ser niveladas com a pista já existente e cada uma tem 1600×50 metros e que seriam necessários 20 mil metros cúbicos de terra para a sua conclusão.

Disse-me ainda o engenheiro Fleming que se a atual pista necessitasse de mais uma camada de asfalto seria executado este serviço e que a existente serviria de base, para que aviões de grande porte pudessem dela se servir. 
Sobre alguns problemas da área do aeroporto que ainda não foram indenizadas já estaria acontecendo novas negociações e em breve estaria tudo solucionados. 

Mas o que preocupa mais a sociedade civil organizada de Cajazeiras é que não existe por parte do governo do estado uma determinação forte, acelerada e decisiva e que coloque esta obra como prioritária para a nossa região. 

E o mais grave nesta questão é que o aeroporto não sendo homologado jamais vai fazer parte do Plano Aéreo Nacional. Não temos ainda o registro de nascimento, somos um filho desnaturado. 

Num encontro recente que o Movimento dos Amigos de Cajazeiras – MAC teve com o Secretário de Planejamento, professor Thompson Mariz, para tratar exclusivamente deste assunto, ele ficou inteirado de todas estas questões e esta seria a última tentativa deste ano, junto ao governo, para uma solução deste nosso pleito, até porque, bem antes do processo eleitoral de 2014 iniciar, como é de costume, o MAC deve “hibernar”, ficar quieto e somente depois das eleições é que retoma as bandeiras de lutas da cidade, para que não haja envolvimento político-partidário do grupo.

Retorno ao assunto, porque esta é uma das bandeiras de luta de nossa cidade que não podemos vê-la arriada e muito menos esmorecer diante dos obstáculos que temos encontrado, mesmo que este sonho seja muito antigo, tenho certeza que assim como o algodão foi à mola propulsora para que tivéssemos as linhas aéreas na década de sessenta, em breve será a evolução do ensino/educação, associada à construção, em Cajazeiras, do terceiro pólo de saúde do estado que vai obrigar os governantes a dotar novamente esta cidade de um grande aeroporto e com ele a retomada dos serviços aeroviários. 

Estamos à procura de um pai para registrar o aeroporto de nossa cidade.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: