header top bar

José Anchieta

section content

Aeroporto: um sonho distante

08/08/2015 às 15h31

Por José Anchieta

Ganhou ampla repercussão, esta semana, um comentário do professor José Antonio de Albuquerque, nas redes sociais, lamentando mais um revés sofrido por Cajazeiras na luta pela conclusão e homologação do nosso aeroporto regional. Segundo a postagem, não houve interesse de nenhuma empresa em se habilitar a concorrer ao processo licitatório aberto pelo governo para homologação do citado empreendimento.

Esse fato, segundo se constata, tem gerado mais descrença da sociedade cajazeirense e sertaneja na concretização desse sonho, acalentado há mais de 15 anos. É que a cada contratempo, essa legítima aspiração de Cajazeiras vai ficando mais distante. Até agora, todas as mobilizações da sociedade e até os apelos do doador do terreno não foram suficientes para se assegurar a conquista.

Com uma pista das mais modernas do Estado, medindo 1.600 metros de comprimento por 30 de largura, inaugurada em 2010, o aeroporto regional de Cajazeiras é uma obra considerada fundamental para impulsionar o desenvolvimento regional. Infelizmente, de lá pra cá, foi concluída apenas a estação de passageiros, faltando ainda alguns serviços complementares para a sua homologação e, consequentemente, para habilitar a cidade a receber voos regulares.

No momento, a grande maioria dos passageiros da região polarizada por Cajazeiras, principalmente a classe empresarial, é obrigada a se deslocar para a cidade de Juazeiro do Norte, no vizinho Estado do Ceará, para utilizar esse meio de transporte, tão essencial e que tanto cresce no interior do Nordeste. 

Os segmentos organizados, a exemplo do Movimento dos Amigos de Cajazeiras (MAC) e de outras entidades representativas dos cajazeirenses e cajazeirados, têm defendido com muita ênfase essa obra, na perspectiva de viabilizar as linhas comerciais e atrair novos investimentos públicos e privados para a cidade do Padre Rolim.

Veja também:

?Governador e Senador se unem para cobrar aeroporto de Cajazeiras e melhorias para o Sertão

?Governador destaca empenho de Raimundo Lira por construção do IML e homologação do aeroporto de Cajazeiras

?Aeroporto de Cajazeiras pode perder oportunidade de receber voos regionais por demora do Estado nas obras da pista

?Com obras paralisadas, aeroporto regional de Cajazeiras vira ‘cemitério’ de máquinas

Clamando por saúde
Os problemas na área de saúde de Cajazeiras pautaram os programas jornalísticos das emissoras de rádio, nesta semana, com muitas queixas da população, em relação a serviços não disponibilizados na rede pública, principalmente no que se refere a cirurgias eletivas e exames, o que é profundamente lamentável.

Sinalização precária
Condutores de veículos de Cajazeiras voltaram a reclamar com insistência, ultimamente, providências para recuperação da sinalização de trânsito da cidade, que tem causado muitos problemas. A reclamação maior é com relação às faixas de pedestres, que estão apagadas, se constituindo em risco de acidentes para todos. Cajazeiras, segundo se constata, claramente, tem um trânsito muito precário, e a sinalização precisa funcionar. É o mínimo que o órgão de trânsito precisa assegurar aos condutores de veículos e à população em geral.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: