header top bar

José Ronildo

section content

Aliança

27/05/2016 às 11h38 • atualizado em 27/05/2016 às 11h40

As lições do atual momento político

Por José Ronildo

A aliança entre Ricardo (PSB), Luciano Cartaxo (PSD) e José Maranhão (PMDB) não resistiu aos primeiros meses após o pleito eleitoral de 2014. Quando todos imaginavam que Ricardo ia apoiar a reeleição de Luciano a prefeito de João Pessoa, ele preferiu o lançar uma candidatura pelo seu partido; Luciano deixou o PT para flexibilizar alianças com adversários de Ricardo.
O governador também queria que o PMDB apoiasse essa candidatura e em troca, o PSB apoiaria do Veneziano, pré-candidato do partido, a prefeito de Campina Grande. Zé Maranhão não aceitou e preferiu apoiar a pré-candidatura do partido a prefeito de João Pessoa, o deputado federal Manoel Júnior, adversário de Ricardo. O governador então lançou o nome de Adriano Galdino para disputar a prefeitura de Campina Grande.
Além de tudo isso, o fato do PMDB e o PSDB terem apoiado o Impeachment da presidente Dilma e estarem participando do governo, enquanto Ricardo foi contra também está contribuindo para que Cássio e Maranhão voltem a estar juntos, pelo menos, nesse momento, em João Pessoa, já que Veneziano, em Campina Grande seria um empecilho. Por sua vez, Luciano Cartaxo também vem assediando o PSDB de Cássio em busca de uma aliança. Fala-se até na possibilidade de todos estarem juntos na eleição de João Pessoa, Luciano Cartaxo, José Maranhão e Cássio Cunha Lima.
O prefeito Luciano disse que Ricardo estava se isolando no processo porque era centralizador e egocêntrico.

Eleição movimentada
Nunca Cajazeiras tinha observado uma movimentação tão grande em torno de uma eleição para presidente de uma Associação Comunitária, como a observada no último domingo, no Bairro Cristo Rei.
Para se ter uma ideia, 1.137 moradores foram às urnas. A disputa também movimentou as redes sociais. Dois aliados da prefeita estavam na disputa: Rodrigo Lacerda que ganhou o pleito com 722 votos e Elmo Lacerda, ex-candidato a vereador e atual coordenador do Orçamento Democrático do Governo do Estado.
Também se observou o envolvimento no pleito de secretários municipais e outras lideranças políticas do grupo situacionista, como suplentes de vereadores. Elmo chegou a afirmar que estava havendo o envolvimento do governo municipal em favor de Elmo, fato negado pelo ex-prefeito Carlos Antonio. Por outro lado, o grupo da situação acusa Elmo de ter recebido o apoio do deputado estadual José Aldemir, pré-candidato a prefeito pela oposição. Aguarda-se os desdobramentos.

CURTAS

*O suplente de vereador José Ivan tomou o comando do PSB do seu até bem poucos dias, aliado político, José Nilton Fernandes, em São João do Rio do Peixe, segundo se informa, com o aval do deputado estadual Jeová Campos.

*José Nilton foi a única liderança que apoiou a reeleição do governador Ricardo Coutinho, naquele município. A ideia é levar o partido para apoiar Lavoisier e Zé Ivan sendo candidato a vice. Zé Nilton estaria propenso a apoiar Wagner.

*Em São José de Piranhas continua a legião de pré-candidatos a prefeito pela oposição: Edson Pereira (PDT), José Ednando (PMDB), Clóvis (PT do B), Cleide (PR) e Júnior Brasileiro (PSDB). Pela situação, apenas o nome de Chico Mendes (PSB).

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: