header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Anônimos da bola

20/05/2016 às 19h52

Fim da interiorização?

 Por Reudesman Lopes

Cajazeiras e, acredito muitas cidades Brasil afora, têm alguns anônimos da bola. E o que chamo de anônimos da bola? Defino-os como sendo aqueles desportistas que junto a sua comunidade, trabalham diuturnamente para massificar os esportes, neste caso, o futebol. São figuras que sem dimensionar a grandeza das dificuldades, tentam de uma ou outra forma dinamizar a prática esportiva na sua localidade. Aqui na nossa terrinha, lembro bem de Ari, Genival, Dudu, Nivaldo, que teimavam em organizar equipes de futebol dando ênfase a garotada daquele momento e, eu mesmo, fiz parte do Juventus de Ari e depois do Atlético de Genival. Caros leitores, era uma luta para organizar esses times, pense no tamanho da dificuldade em comprar uma bola, o terno de camisas e as chuteiras, mas, nada disso era empecilho para as conquistas e até festa no Clube 1º de maio nós fizemos para comprar as nossas chuteiras. O tempo vai passando, aliás, vai voando e, nos deparamos com outros anônimos da bola que, teimosamente, vão promovendo os campeonatos nos arredores da amada Cajazeiras. Assim foi com Nêgo Dias que, mesmo bem antes de assumir a presidência da Liga Cajazeirense de Desportos, fazia lá pelas bandas da Zona Norte, no Juremão, um majestoso campeonato de clubes amadores dos bairros da terra do Padre Rolim, acompanhei a luta e o esforço fenomenal dele para fazer a competição. Hoje, miro dois exemplos de perseverança na batalha da promoção de campeonatos em Cajazeiras, são eles: Careca, lá no Centro Social Urbano Sinhara Sobreira, promovendo o futebol infantil e juvenil e Claudemir, lá na Vila Nova, fazendo o futebol adulto. Bem verdade que os tempo são outros, hoje, já temos uma secretaria de esportes que através da prefeita Denise e do secretário Everaldo, promovem uma boa ajuda que, se não é a ideal, é a possível diante da dimensão e da proporção que a crise econômica produz em investimentos e não apenas na área esportiva, mas, em todos os segmentos. Desta feita, conhecendo o tamanho das dificuldades que são impostas a estes anônimos da bola, tenho-os, como sendo pessoas da mais alta relevância para o futebol e os esportes em Cajazeiras e na região e entendo-os como uns verdadeiros heróis para o mundo da bola, do lazer e do entretenimento do nosso povo. Eles que sem dúvidas passam despercebidos ao final de cada competição, de cada evento. Parabéns aos anônimos da bola de Cajazeiras e do nosso país, esses são de fato NOTA 10.

40 anos

A Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras fará de 23 a 25 deste, as comemorações alusivas aos seus 40 anos de fundação. E na programação, constam várias atividades esportivas que terão desde o famoso Cabo de Guerra até torneios de voleibol e futsal, masculino e feminino. Como novidade destas competições, será realizada a primeira volta ao CFP, uma corrida que se realizará na parte interna do centro universitário. A motivação é muito grande por parte dos alunos e alunas do Ensino Médio, Técnico de Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal. As atividades serão realizadas na parte da tarde.

De quem é a culpa?

O Treze Futebol Clube culpa a Federação Paraibana de Futebol, o Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba e o Campinense Clube pela bagunça que tomou conta do campeonato paraibano nesta reta final desta competição. Enquanto isso o torcedor fica sem saber quem será o representante da Paraíba na Série D e pior, observa os finais dos estaduais, sem ter a mínima noção de quando terá oficialmente proclamado o Campeão Paraibano de 2016. Pense na zorra total que está o futebol da Paraíba.

BOLA DENTRO

Para Claudemir Bezerra que vê, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esportes de Cajazeiras, o final da II Copa Vila Nova. Este menino merece, pela sua luta, a NOTA 10!

BOLA FORA

Para a confusão que se tornou o fim do Campeonato Paraibano. O mais triste é saber que nem a Federação e tão pouco os clubes sabem afirmar se ele terminará ou não. Tudo está nas mãos do tapetão e sendo assim a NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: