header top bar

Gildemar Pontes

section content

Antes arte do que tarde

12/04/2014 às 08h24

Há muito tempo, descobri que não poderia viver sem a arte. Quando criança, foram as leituras dos contos infantis. Os irmãos Grimm, Christian Andersen, Charles Perrault, As mil e uma noites, os contos de Trancoso, contados por minhas tias, todos eles iluminaram o meu espírito infantil, sem contar os inúmeros cordéis que eu ouvia, narrados por meu pai. Eu e a poesia nos encontramos na infância e nunca mais nos separamos. Desde então somos parceiros, cúmplices, viajamos as estradas secas e empoeiradas do deserto, frequentamos as neves das montanhas, folgamos ao mar, sonhamos nos anéis de Saturno.

Eu gostava de revista em quadrinhos, as famosas HQs, e espiava o tempo de cara pra cima no muro de casa, invocando os saberes da humanidade para descobrir o que havia antes do Big Bang. As histórias fantásticas dos super heróis eram fáceis de entender, mas e o início dos tempos? Quem estaria lá para registrar as obras de Deus ou do acaso? Quem seria a Mãe de Deus? Uma energia capaz de materializar o Criador, e o Criador – as criaturas? e as criaturas – a violência, a lei, a liberdade, a prisão, o amor, a paixão, a arte?!

 O que significa a arte no meio do universo humano? E o artista, que possessão, que poderes estranhos e ocultos possui para criar a beleza na catarsis? Ou a estranheza no caos? Segui o conselho de minha mãe: eu quero ver você fazer arte, ora! Poetizei-me até o pescoço, não sobrou lugar para um cordão sequer. Das traquinagens infantis ao livro e ao palco. 

Há mais coisas inominadas do que nomes para as coisas. Arte é beleza gratuita de fora da mente. Vou tecendo mil condões de fios d’ouro. A arte é raio de ouro, coroa de sol, solar de alpendre, recanto de rede, gemido de armador… toda arte tem sua dor. Não há cura, não sara, não saracura nem beija-flor. Em terra de poesia, desanca a canga, canta e assobia, meu papagaio canta mais que o sabiá. 

gilpoeta@yahoo.it

Gildemar Pontes

Gildemar Pontes

Contato: gilpoeta@yahoo.it

DIÁRIO ESPORTIVO

Tudo sobre as novas contratações e a preparação dos times para o Campeonato Paraibano 2018

PSICOLOGIA NO AR

VÍDEO: Psicólogos debatem comportamento do ‘stalker’ nas redes sociais e quando o amor se torna obsessão

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Batista Independente

MARIA CALADO NA TV

Com muita irreverência, banda Gata Dengosa estoura a audiência no programa Maria Calado na TV; ASSISTA!

Gildemar Pontes

Gildemar Pontes

Contato: gilpoeta@yahoo.it