header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Arbitral define o paraibano 2016

20/11/2015 às 20h22

Por Reudesman Lopes

Depois de muita polêmica, troca de xingamentos, debates ásperos, ameaças de ações judiciais e muitas indecisões, o Campeonato Paraibano de 2016 já tem uma fórmula de disputa definida. E com algumas curiosidades. A competição vai começar em 30 de janeiro do ano que vem e foi pensada para acabar após 16 datas. 

Vai ser dividida em dois grupos de cinco, com os clubes de um grupo enfrentando em turno e returno apenas os rivais do outro grupo. O campeonato prevê ainda uma espécie de “torneio da morte” para definir entre os últimos colocados de cada grupo aqueles que vão ser rebaixados. Mas a parte mais esdrúxula do regulamento é aquela que prevê que um dos “eliminados” no mata-mata da segunda fase vai permanecer na disputa. Isto acontece porque como a segunda fase vai ter apenas três disputas eliminatórias, o quarto clube semifinalista vai ser aquele que tiver a melhor campanha dentre os três derrotados. 

Os grupos já foram definidos. No Grupo A, Auto Esporte, Campinense, Paraíba, Santa Cruz-PB e Sousa. Já no Grupo B, Atlético-PB, Botafogo-PB, CSP, Esporte e Treze. O campeonato deve terminar no início de maio, mas a tabela só será definida pela FPF nos próximos dias. A proposta foi aprovada por maioria de votos, sem consenso entre todas as equipes. Ainda assim, quatro propostas foram a votação. 

Duas delas, com algumas diferenças, previam um campeonato com 16 datas, com os clubes divididos em dois grupos de cinco. E com os clubes de um grupo enfrentando apenas os clubes do outro. Uma terceira previa um campeonato com 18 datas (pontos corridos com o campeão sendo aquele que marcasse mais pontos); e a maior, defendida por Campinense e Treze, previa um campeonato com 22 datas (ponto corridos e os classificados se enfrentando em mata-mata na semifinal e final). Uma primeira votação, contudo, garantiu o campeonato mais enxuto. Votaram na proposta Botafogo-PB, Auto Esporte, Sousa, Paraíba, Atlético de Cajazeiras, e Esporte de Patos. 

Com o tamanho do campeonato definido, começou a se definir outros detalhes da competição, que não interferia mais no número de datas. O Sousa e o Botafogo encabeçavam uma proposta que previa a classificação de três clubes de cada grupo e um mata-mata em seguida. Os três classificados, e mais o melhor dos “eliminados”, passariam para as semifinais (que acabou sendo a vitoriosa). A proposta do Auto era mais tradicional. Quatro clubes de cada grupo passavam para a próxima fase. E a partir daí o mata-mata ia das quartas de final até a final.

Entenda o regulamento
Os 10 clubes do Campeonato Paraibano de 2016 vão ser divididos em dois grupos. Os clubes de um grupo, contudo, só jogam contra os clubes do outro grupo. Em turno e returno (cada um assim joga 10 vezes). A classificação, contudo, é definida dentro de cada um dos grupos. Após a primeira fase, os dois piores colocados de cada grupo se enfrentam num quadrangular em turno e returno. Os dois últimos colocados serão rebaixados. Paralelamente a isto, os três primeiros colocados de cada grupo se enfrentam na segunda fase. O primeiro de cada grupo enfrenta o terceiro lugar do outro grupo. E os segundos colocados se enfrentam. Os três classificados estarão nas semifinais. Dentre os três "eliminados", o melhor em índice técnico também passa. A partir daí, segue o rito normal com semifinal e final até se conhecer o campeão.

Treze ameaça o paraibano
Os presidentes de Treze e de Campinense, Petrônio Gadelha e William Simões respectivamente, se posicionaram contrários ao regulamento aprovado para o Campeonato Paraibano de 2016 e prometem brigar para revogar a fórmula de disputa. Nenhum dos dois assinou a ata da reunião do Conselho Arbitral realizado nesta quarta-feira, mas ambos divergem na forma de se opor ao que ficou decidido. O Galo é mais radical. E já anunciou que vai entrar na justiça desportiva para impedir que o regulamento aprovado seja levado adiante. Citando o Estatuto do Torcedor, e dizendo que o Paraibano do ano seguinte deveria seguir o mesmo regulamento deste ano.

BOLA DENTRO
Para a Associação Padre Rolim de Karatê que apesar de não encontrar apoio e tendo que pedir “esmolas”, foi ao campeonato nacional e conseguiu um grande resultado. Parabéns a Sérgio e Juscileide com a NOTA 10!

BOLA FORA
Para o arbitral do paraibano 2016. Novamente os nossos dirigentes provaram a sua incompetência mediante a aprovação de um regulamento simplesmente ridículo. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: