header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Atlético é a sensação do paraibano

27/01/2017 às 15h47

O Campeonato Paraibano ainda está no início – apenas cinco rodadas foram disputadas até o momento -, mas os times do Sertão já protagonizam uma disputa interessante. Das três equipes sertanejas que estão na competição, o Atlético de Cajazeiras vive um momento absolutamente distinto em relação à Paraíba e Sousa. O Trovão Azul está na parte de cima da tabela, na segunda colocação, enquanto a Cobra Coral e o Dinossauro estão lá embaixo, envoltos com a zona de rebaixamento. Situações que, talvez, se justifiquem pela antecedência com que os atleticanos de programaram para o estadual. Primeiro clube a iniciar a pré-temporada para o Campeonato Paraibano, o Atlético-PB tem três vitórias, um empate e uma derrota, e está na segunda colocação, com 10 pontos. Uma campanha bem melhor que as de Paraíba e Sousa, que, juntos, somam apenas 6 pontos. Tricolores e alviverdes estão rigorosamente empatados na tabela de classificação. A Cobra Coral é o oitavo colocado e supera o Dinossauro apenas por ter menos cartões amarelos que o rival (8 a 16). Ambos ainda não venceram, empataram três vezes e perderam duas. Somam apenas 3 pontos (de 15 possíveis) e brigam conta o rebaixamento. Outro dado interessante sobre o duelo particular entre os times sertanejos no Paraibano é que o Atlético-PB é dono da defesa menos vazada da competição, tendo sofrido apenas um gol – na estreia, contra o Treze, quando perdeu por 1 a 0. Desde então, sua defesa não foi vencida por mais nenhum ataque adversário. Já Paraíba e Sousa, juntos, são o pior ataque do estadual; cada equipe marcou apenas um gol. Nos confrontos entre si, a vantagem também é do Trovão Azul, que empatou sem gols com o Paraíba e venceu o Sousa por 1 a 0. Já tricolores e alviverdes, quando se enfrentaram, ficaram no 0 a 0 e, assim, seguem sem vitória nos confrontos sertanejos até o momento. E tem mais. O Trovão Azul está com o mesmo técnico desde o início, enquanto que a Cobra Coral e o Dinossauro já trocaram de treinador. Na verdade, o Atlético-PB iniciou a pré-temporada com Júnior Gomes no comando e, antes da estreia, o técnico pediu para ir embora, alegando problemas pessoais. Mesmo assim, a diretoria atleticana optou pro preservar o planejamento e efetivou o então auxiliar técnico Ederson Araújo, que participou de toda a montagem do elenco. Após cinco rodadas, o Atlético-PB é – ao lado do Serran-PB – uma das gratas surpresas do Campeonato Paraibano até o momento. O Trovão Azul não é o vice-líder à toa.

Só perdeu uma vez na competição, na estreia, e, desde então, está há quatro jogos sem derrota. E é dono da melhor defesa da competição, tendo sofrido apenas um gol até aqui. E vale lembrar que o Alviazulino pegou um início de tabela bem indigesto, tendo como adversários os três grandes do Estado – Botafogo-PB, Campinense e Treze – logo nas três primeiras rodadas. Na estreia, caiu diante do Galo (1 a 0), no seu único insucesso até aqui na disputa. Mas, na sequência, se recuperou em grande estilo: venceu o Belo (1 a 0) e a Raposa (2 a 0) em duas partidas seguidas no Perpetão, com o apoio maciço da sua torcida. Essa sequência, inclusive, levou o time à liderança do estadual ao fim da terceira rodada. Depois, teve dois duelos com seus rivais sertanejos, novamente em casa. Primeiro, ficou no empate sem gols com o Paraíba e, no último domingo, venceu o Sousa por 1 a 0. Com isso, se coloca à frente dos rivais também nos confrontos diretos. O sucesso atleticano neste início de campeonato talvez possa ser resumido em uma palavra: planejamento. O Trovão foi o primeiro clube do Estado a iniciar a pré-temporada. E de forma inovadora, fazendo a primeira parte da preparação em São Paulo onde montou praticamente todo o elenco. O Trovão, agora, tem pela frente jogos contra o CSP (fora), Auto Esporte (em casa), Serrano-PB (em casa) e Internacional-PB (fora), fechando os jogos de ida da primeira fase.

BOLA DENTRO

Para Eduardo Pereira que completou mais um ano de vida. Cajazeirense da “gema” ele é um dos apaixonados pela terrinha e mesmo lá em Brasília jamais parou em pensar na terra do Padre Rolim. Esse cara é NOTA 10!

BOLA FORA

Para a arbitragem do jogo Serrano 1 a Paraíba 0. Validaram o gol do time de Campina Grande feito em um impedimento imoral. Assim não tem cobra que aguente. Esses merecem uma NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: