header top bar

José Antonio

section content

Barragem da Boa Vista é a 3ª em volume de água na PB

02/03/2018 às 08h42

Barragem de Boa Vista em São José de Piranhas já acumula 20 milhões de metros cúbicos de água.

Depois de várias tentativas consegui ter em mãos um documento, datado de 09 de março de 2015, oriundo do Ministério da Integração Nacional, que o reservatório da Barragem Boa Vista, incrustado no município de São José de Piranhas terá a capacidade de armazenar 375.000.000 m³ de água, com abrangência de 16,7 km² de área a ser alagada.

Por várias vezes divulguei e escrevi que esta barragem tinha a capacidade de armazenar 240 milhões de m³ e também ouvi vários oradores falarem este número, incluindo dentre eles o governador Ricardo Coutinho, no dia da inauguração da adutora que liga a Barragem Lagoa do Arroz para a Zona Norte de Cajazeiras.

Mas mesmo assim estou tentando encontrar um documento que me desse suporte para ter esta certeza. Mesmo o tendo em mãos ainda fiquei com dúvidas por ele já ter quase três anos de sua redação e como no Brasil as coisas muda de um dia pra o outro tenho motivos e desejo ter uma informação mais recente.

Em sendo uma certeza, então a Barragem da Boa Vista assume o posto de ser o terceiro reservatório em capacidade de armazenar água na Paraíba e quem perde esta colocação é a Barragem de Engenheiro Avidos, passando a figurar em quarto lugar.

Quais os maiores mananciais da Paraíba: em primeiro lugar é o complexo Coremas/Mãe D’água, que somam 1.159.645.358 m³, o segundo é o Epitácio Pessoa com 411.686.287, no município de Boqueirão e que abastece a cidade de Campina Grande, o terceiro é o da Boa Vista com 375.000.000 m³ no município de São José de Piranhas e que faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, em quarto vem a Barragem Engenheiro Avidos com 255.000.000 m³, que abastece a cidade de Cajazeiras e em quinto é Acauã (Argemiro de Figueredo) no município de Itatuba, com 253.000.000 m³.

Somando-se estes cinco reservatórios os números totalizam 2.454.331.645 m³, o que representa menos da metade do famoso Castanhão que armazena 6.700.000.000 m³, que foi batizado de Padre Cícero, (nome oficial) que poucas pessoas têm conhecimento. Vale ressaltar que a capacidade de armazenamento de todos os açudes da Paraíba não ultrapassa o do Castanhão.

Um dado interessante: embora a parede do Açude de Engenheiro Avidos tenha sido construída no território do município de Cajazeiras todas as águas represadas estão em São José de Piranhas, isto significa que este município é o mais bem servido em termos de armazenamento de água no Alto Sertão, ou mais precisamente na Bacia do Alto Piranhas . Somando-se com o da Boa Vista, São José I, conhecido como Açude da Cagepa e que oficialmente recebe o nome do ex-prefeito Luiz Gonzaga de Oliveira, mais o de Morros (que faz parte da transposição), só o município de São José de Piranhas, sem incluir as pequenas barragens, pode acumular 636.051.125 m³ de água e fica em segundo lugar em toda a Paraíba.

O mais irônico nesta história é que a cidade de São José de Piranhas vem passando por graves crises de abastecimento de água, entrando inclusive em colapso total.

O Nordeste tem outras duas grandes barragens construídas pelo DNOCS: Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu, Rio Grande do Norte, com capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos d`água. No Ceará, o Orós, no município do mesmo nome, com capacidade para armazenar até 2,1 bilhões de metros cúbicos d`água.

Quando todos estes reservatórios estiverem cheios, com chuvas vindas dos céus ou transpostas do Velho Chico imaginem o tamanho da riqueza que será o Nordeste sofrido e maltratado pelas oligarquias.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: