header top bar

Fernando Caldeira

section content

Brasil: ainda há esperança

18/02/2013 às 09h33

No país do futebol e do carnaval, poucas são as expectativas de dias melhores. Exceção à festividade de momo e à prática do esporte bretão em que, reconhecidamente, não temos competidores a altura, educação, saúde, segurança…, deixam muito a desejar neste “gigante pela própria natureza.”
Deitados eternamente em berço esplêndido, embalados pela cadência do samba e dopados pelos gols de nossas equipes esportivas, temos sido um povo castigado pelas más escolhas que fazemos de nossos representantes. Escolhemos mau, votamos mau, e somos portanto mau representados.

É por isso que a educação brasileira é o que é! A saúde idem! E a segurança, pior ainda! São os nossos escolhidos, por nós votados, que legislam e executam as políticas públicas desses setores fundamentais da nossa qualidade de vida. Raras são as exceções. Raríssimas, embora existam. Mas elas só confirmam a regra! E qual a regra?

Ora, a regra é a promiscuidade na vida pública. Agora mesmo o Senado Federal acaba de eleger Renan Calheiros. O mesmo que há poucos anos renunciou a presidência daquela casa por denúncias e indícios fortíssimos de improbidade administrativa, e que agora volta a exercê-la pelo voto majoritário de suas excelências representantes dos Estado no Congresso Nacional.

Não muito diferente fez a Câmara Federal ao eleger o deputado Henrique Eduardo Alves, denunciado pelo Ministério Público em seu Estado, Rio Grande do Norte, igualmente por improbidade administrativa.
Assim, temos dois presidentes no Congresso Nacional suspeitos de malversação do dinheiro público. Seja na Câmara, seja no Senado, o Congresso Nacional não gera no brasileiro orgulho, honra, patriotismo…; pelo contrário, cria em nós, povo, a sensação de que não temos saída, de que não há luz no fim do túnel.

Até mesmo o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, cearense de Itapipoca, sente-se desiludido e anuncia que não concorrerá à reeleição. E olhem que Tiririca foi o mais votado deputado federal da eleição passada, com pouco mais de 1,3 milhão de votos. Nem Tiririca aguenta mais o Congresso Nacional e quer voltar à vida de palhaço, que honradamente lhe projetou para o país inteiro. Como acreditar então no futuro?

É possível sim acreditar num futuro melhor para este país. Quando tomo conhecimento pelo jornalista Cláudio Humberto, de prestigiosa coluna em diversos jornais brasileiros, de que o Ministro Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal Federal, o caçador de corruptos, foi aplaudido de pé num restaurante, passo a acreditar numa mudança de posicionamento do povo. Diz a nota do último dia 4 daquele colunista: “O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, foi aplaudido de pé por cerca de duzentas pessoas ao deixar o Ana Ristorante, na tarde deste domingo. O restaurante fica na avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, Rio de Janeiro. Vestido de roupa esporte e calçado com um tênis moderno, Barbosa ficou surpreso e reagiu com timidez à inesperada e ruidosa manifestação. Agradeceu com um sorriso. (Coluna de Cláudio Humberto)”
Brasil: ainda há esperança!

S O L T A S
*Mesmo a distância, deu para perceber que encontrou-se o novo local de realização de eventos públicos de Cajazeiras. A Vila Folia, como apelidou-se, mostrou-se ideal para tal fim, desafogando o centro da cidade. É a nova praça de eventos da cidade!

*Aliás, com a experiência de carnaval a custo praticamente zero para a Prefeitura, segundo informações da própria edilidade, não há mais porque a municipalidade promover tais festas. A iniciativa privada é muito mais hábil e competente para isso, como se viu! À Prefeitura fica o apoio logístico.

*Enquanto mulatas, morenas, negras e loiras desfilaram nas passarelas do carnaval brasileiro mostrando seus dotes naturais, em Cajazeiras o desfile foi de políticos atrás de votos para 2014.
 

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: