header top bar

José Anchieta

section content

Cajazeiras e os problemas do trânsito

07/04/2014 às 00h05

O trânsito passou a ser, nos últimos anos, um dos grandes problemas das médias e grandes cidades brasileiras, principalmente em virtude do aumento assustador do número de veículos (carros e motos) circulando pelas vias públicas. Em Cajazeiras, esse problema tem se agravado a cada dia, causando já certa inquietação na sociedade, que clama por medidas urgentes para minimizar o atual quadro.

Os constantes acidentes registrados, diariamente, nas ruas de Cajazeiras, as dificuldades de se transitar, principalmente nas avenidas centrais, nos horários de pico, a desobediência às regras e as discussões motivadas por todo esse caos, são situações normalmente observadas, hoje, na cidade do Padre Rolim.

Esse cenário tem sido motivo de muitas reclamações na imprensa por parte da população, que defende, já há algum tempo, ações dos setores competentes. É claro que, dificilmente, esse problema vai ser resolvido num passo de mágica, porque faltou, ao longo dos anos, uma política de planejamento do crescimento da cidade para acompanhar, com as intervenções necessárias toda essa dinamização da área urbana.

Mas, é possível desenvolver algumas ações para melhorar o nosso trânsito: o estacionamento rotativo no centro comercial, cujo projeto se arrasta desde a administração passada, o disciplinamento do horário de descarga, e algumas mudanças de engenharia de trânsito, que podem representar melhorias imediatas, além de uma fiscalização mais rigorosa na observação das normas vigentes.

É importante ressaltar que, paralelamente, a essas medidas, é imprescindível se pensar em intervenções urbanísticas. É urgente a necessidade de abertura de novas avenidas, principalmente de acesso à cidade para desafogar o trânsito nas ruas centrais. Nesse sentido, cobra-se muito uma solução para a Avenida Aldo Matos de Sá, ligando a PB-393 à Avenida José Donato Braga, que está sendo pavimentada.

A nova Avenida Aldo Matos poderia ser uma importante via de acesso ao Campus universitário da UFCG e ao complexo de saúde, evitando-se, assim, a passagem pelo centro de Cajazeiras de ônibus e ambulâncias, além de outros veículos que vêm de várias cidades da região. A abertura da João de Souza Maciel à BR-230 também representaria uma importante intervenção para melhoria e dinamização do nosso trânsito.

Pois bem, essas são apenas algumas questões e sugestões que vem à tona na cidade, neste momento de preocupação e de discussão dos diversos segmentos sociais sobre os nossos problemas de mobilidade urbana, que são muitos e exigem providências do poder público.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: