header top bar

section content

Cajazeiras e seus problemas de mobilidade

10/07/2015 às 23h07

Por José Anchieta

A cidade do Padre Rolim enfrenta a cada dia sérios problemas de mobilidade. O número de veículos (carros e motos) circulando nas nossas ruas vem aumentando muito, e os poucos espaços destinados aos pedestres são cada vez mais reduzidos, gerando um quadro lamentável de riscos iminentes de acidentes.

A verdade é que a cidade cresceu e se desenvolveu, aos longos dos anos, sem uma política de planejamento capaz de oferecer aos seus habitantes uma condição de mobilidade condizente com essa realidade. O resultado está aí: Cajazeiras está sufocada com um trânsito caótico, e a sua área central, notadamente, clamando por um projeto de mobilidade que reflita em melhorias para todos.

O engenheiro Adalberto Nogueira e outros cajazeirenses têm razão em reclamar projetos de engenharia de trânsito e intervenções urbanísticas para a cidade, visando melhorar as condições de tráfego, sem prejuízos para a preservação da estrutura histórica central. Mas, há alguma perspectiva nesse sentido? É o que se pergunta.

O poder público precisa, urgentemente, pensar a cidade, chamando os segmentos interessados para discutir o assunto. É possível conciliar progresso e modernidade com preservação da memória, criando-se as condições de convivência harmônica entre todos. Do jeito que está é que não pode continuar.

A sociedade cajazeirense está inquieta com essa situação e clama por providências para pelo menos minimizar os graves problemas de mobilidade. É preciso pensar e planejar a cidade para os avanços que ela está atingindo. Sem isso, vamos continuar caminhando para o caos total, o que ninguém deseja.
  
Lira e a reforma
A imprensa estadual destacou, esta semana, pronunciamento do senador peemedebista Raimundo Lira, sobre a reforma política em discussão no Congresso. Lira, segundo se informa, tem afirmado que a tão propalada reforma não vai resolver todos os problemas do atual sistema político, mas vai gerar mudanças no comportamento de políticos e cidadãos. Será? A verdade é que pouca gente ainda acredita em mudanças profundas.

Dengue em Cajazeiras
Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado esta semana, revela que Cajazeiras e outros municípios da região sertaneja apresentam sinalização de epidemia de dengue, o que é profundamente lamentável. Aliás, nos últimos dias, tem crescido muito o número de pessoas se queixando dos sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. Esses municípios classificados em epidemia, segundo a própria Secretaria Estadual, precisam avaliar, urgentemente, o índice de infestação Predial, para o planejamento de ações de combate ao mosquito transmissor. 

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: janchietacl@hotmail.com

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: janchietacl@hotmail.com