header top bar

Damião Fernandes

section content

#CAJAZEIRAS pede Paz!

26/11/2015 às 20h07

A paz é um bem universal. Desde o gênese do mundo que as civilizações, mesmo aquelas que faziam guerras, sonhavam com a Paz. Toda guerra, no fundo é desejo de fazer a paz. Porém, já está mais do que provado que a maneira mais eficaz de promover a paz é não roubar do homem aquilo que ele tem de maior dignidade: a vida. Mas pelo contrário, a paz se constrói na legitima promoção do homem como Imagem e Semelhança de Deus. Portanto, uma primeira exigência para a paz, poderíamos afirmar, é a promoção da dignidade humana e de seus direitos. A paz, a dignidade e os direitos humanos andam de mão dadas. Muito mais que mãos dadas, a Justiça e a Paz haverão de andarem abraçadas (Salmo 85, 11).

O desejo pela paz e o sonho da “Justiça para todos” sempre teve pela frente uma das maiores ameaças: A violência. Depois do atentado terrorista em Janeiro de 2015 ao Jornal Charlie Hebdo na França, a iminência de uma nova ameaça á “paz mundial” renasceu. Ao menos 129 pessoas foram mortas na série de ataques em Paris na noite da última sexta-feira 13 de Novembro na casa de shows Bataclan. segundo dados, foi o pior ataque à França na história recente. Mais uma vez tanto a França quanto toda a Europa respiram ares de antigas e novas ameaças “à paz mundial”.

No Brasil, de acordo com o mapa da violência, os dados também não são nada animadores. A violência é gráfico crescente em todas os estados brasileiros. Em nosso caso, de acordo levantamento do Mapa da Violência 2015, a Paraíba se apresenta como o 5º Estado em número de mortes a cada 100 mil habitantes. Os dados fazem parte do estudo “Mortes Matadas por Armas de Fogo”, divulgado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). De acordo com os dados, 33 homicídios a cada 100 mil habitantes ocorreram no Estado em 2012.

Em Cajazeiras, o quadro do crescimento da violência é assustador. A violência é gritante. Grita sons ensurdecedores no cotidiano de nossa vidas. Já é público e notório que a cidade de Cajazeiras, vem apresentando altos índices de violência urbana e também rural. Cotidianamente é possível perceber que ninguém está fora do perigo de sofrer qualquer ação violenta, tendo sua liberdade invadida ou ameaçada.

Somos dia após dia, insistentemente forçados à presenciar na porta de nossas casas, cenas de violência, onde muitas das vezes nos sentimos emudecidos e ao mesmo tempo revoltados. Diante de tal realidade, somos tentados a pensar que não existe saída ou forma de superação. Algumas vezes, acreditamos que estamos sendo conduzidos à um calabouço onde somente nos resta vivermos acabrunhados pelo medo e pela falta de esperança. Mesmo em nossa casas, nos sentimos reféns. Em Cajazeiras, é urgentemente a necessidade de levantarmos um clamor pela Paz.

Para nós cristãos é dada a possibilidade de acreditarmos que a Paz tem uma fonte e Raiz: A Encarnação do Filho de Deus que é chamado de “Príncipe da Paz” (Isaías 9,5). Jesus é aquele que dá a Paz e a sua Paz não é semelhante àquela que o Mundo a dá. Para o cristianismo, a Paz não nasce de um acordo diplomático tão somente. Mas a Paz é uma pessoa: Jesus de Nazaré. Em Cajazeiras, é urgente a necessidade de levamtarmos um clamor pela Paz.

Portanto, num clamor contra a violência e pela Paz, o Grupo de Oração ÁLEGRATE, juntos com grupos e movimentos da Igreja Catedral de Cajazeiras, estará promovendo no dia 28 de Novembro o grande “SHOW PELA PAZ” em frente á Igreja Catedral. Um clamor de Evangelização que traz ecoando as palavras sagradas: “Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.” (Jó 22, 21).

Una-se a nós! Clamemos contra a violência e pela Paz!

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: