header top bar

José Ronildo

section content

Cajazeiras

09/10/2015 às 20h32

Por José Ronildo

Embora o país esteja passando por uma crise que se reflete nos municípios, Cajazeiras é considerada uma das oito cidades da Paraíba em alta prosperidade. Os dados são do Atlas da Vulnerabilidade Social nos municípios, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

A pesquisa considerou com “vida próspera” oito municípios da Paraíba que possuem bom acesso à educação, saúde, infraestrutura urbana, emprego e renda. Nas outras 215 cidades, a vida segue com mais dificuldades.

Para a coordenadora de estudos em desenvolvimento do Ipea, Bárbara Marguti, o nível de desenvolvimento humano e o nível de vulnerabilidade social consegue traçar o caminho da prosperidade. “Quanto maior for o desenvolvimento humano e menor a vulnerabilidade, o município está no topo da prosperidade”, disse.

O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) leva em consideração sete indicadores em temas como a expectativa de vida, a educação, a renda média e per capita da população. Já o IVS (Índice de Vulnerabilidade Social) é mais abrangente, com 16 indicadores que medem a infraestrutura urbana, o capital humano, renda e trabalho.

O ex-prefeito Carlos Antonio comemorou mais essa pesquisa que constatada o nível de crescimento econômico de Cajazeiras, entendendo que ele, enquanto gestor deu sua parcela de contribuição para que a cidade tivesse os mecanismos necessários para gerar emprego e renda, como por exemplo, por meio do incentivo para instalação do Curso de Medicina na UFCG, novos cursos superiores e novas faculdades.

Hoje, a prefeita Denise, tendo como parceiro o governador Ricardo Coutinho e governo federal, por meio dos deputados federais e agora do senador Raimundo Lira vem atendendo as demandas resultantes desse crescimento, mesmo o município estando com seus recursos defasados em relação ao número de habitantes, com a execução de obras de mobilidade urbana, a exemplo da Estrada do Amor, abertura da Aldo Matos de Sá,  pavimentação da estrada de Boqueirão, pavimentações, adutora da zona norte, creches, novas UBS e luta por casas populares e revitalização do açude grande. 

São José de Piranhas

O ex-presidente da Câmara de vereadores  de São José de Piranhas,  Ricardo Cavalcanti (PPS), deve sair de cena política para apoiar a sua esposa, a odontóloga Ana Paula Cavalcanti para concorrer uma vaga de vereadora nas eleições de 2016. A informação foi passada pelo próprio vereador, ao portal Radar sertanejo,  no final de semana. Ana Paula faz parte do grupo liderado por,  Edson Pereira, que atualmente faz oposição ao prefeito Domingos Neto.

Wilson Santiago

O ex-senador Wilson Santiago, presidente estadual do PTB e atual diretor  de Relações Institucionais do Banco do Brasil– Seguridade, e o deputado federal Wilson Filho, coordenador da bancada federal da Paraíba, tiveram seus nomes envolvidos em uma investigação da Receita Federal sobre lavagem de dinheiro. A operação também investiga a participação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e ganhou repercussão na revista Época.

De acordo com a matéria, Renan Calheiros teria participado de uma operação de lavagem de dinheiro numa transação imobiliária com o ex-senador Wilson Santiago. Alertada pelos auditores, a Procuradoria-Geral da República remeteu as informações aos procuradores que investigam Renan na Lava Jato. Os procuradores investigam agora a compra e venda de quatro apartamentos do prédio por Renan – e como eles foram parar nas mãos de Santiago, seu filho, o deputado federal Wilson Filho, e seus dois irmãos.

Carlos Antonio

Repercutiu intensamente a entrevista prestada no último domingo pelo ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antonio que respondeu ataques dos seus adversários feitos ao longo dos últimos dias. Em relação às críticas a sua pessoa, por parte do ex-prefeito Vituriano, falando em ficha limpa e Operação Andaime, Carlos disse que o povo já deu a resposta nas urnas. Carlos elogiou a gestão da sua esposa, Drª Denise, mesmo diante dos desmandos administrativos herdados da gestão anterior (Léo Abreu e Carlos Rafael) e da crise econômica e política pela qual o País atravessa, mantendo as finanças equilibradas, executando com recursos próprios e conquistando junto aos governos estaduais e federais, obras importantes que melhoraram a qualidade de vida da população. O povo é sábio e saberá reconhecer esse trabalho e o que realmente é melhor para Cajazeiras, disse.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: