header top bar

Damião Fernandes

section content

Cantor Secular na #JMJRIO2013. Porque?

27/06/2013 às 15h19

Após especulações de que na Jornada Mundial da Juventude no Rio poderia ter a participação de cantores seculares, JÁ É REALIDADE. Católicos estão fazendo manifestações nas redes sociais. Um dos virais foi produzido por um jovem que vai participar do evento e já passa de 13 mil compartilhamentos no Facebook.

Não tenho nada contra estes cantores, mas daí em colocá-los para se apresentarem na JMJ 2013 é extremamente desnecessário. Ao invés de colocarem cantores seculares, acho que deveriam chamar bandas e cantores CATÓLICOS que a longas datas estão na estrada com muita luta e esforço evangelizando por meio de suas músicas, bandas. Convidá-los para a JMJ RIO 2013 seria uma excelente forma de incentivá-los e promoverem seus trabalhos. Mas talvez estes não "tão famosos", não teriam poder de mídia.

Por outro lado o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 esclarece que a informação sobre a participação de artistas musicais, citados pela imprensa nos últimos dias, não está confirmada pela organização do evento, uma vez que a agenda de atividades culturais não foi oficializada pela organização.

Quem primeiro ventilou essas possibilidades foi um jornalista chamado Lauro Jardim, da Revista Veja, que divulgou a informação. Pensando que o escândalo se daria apenas pelo dinheiro mal usado, horas mais tarde, a organização da JMJ contacta o jornalista não para negar a presença de Cantores Seculares nos “atos culturais”, mas para esclarecer “que o dinheiro do patrocínio não será usado para pagar os artistas." Ainda bem! A negociação para os shows seria feita com as gravadoras. Menos mal!

Crescendo ainda mais a comoção entre os católicos nas redes sociais, novamente a organização vem a público não para negar a sua intenção de contar com tais cantores, mas para “não confirmar” a sua presença, compartilhando ainda a responsabilidade de uma eventual aparição destes cantores, digníssimos representantes da cultura brasileira com o Pontifício Conselho para os Leigos.

A impressão que se tem é que, não fosse o vazamento da informação que gerou o clamor popular pela internet, com relação a presença de Michel Teló e Ivete Sangalo ou outros cantores da mesma linhagem, estariam tranquilamente se apresentando em alguns meses na JMJ.

Por isso, é importantíssimo que a organização da JMJ pudesse vir a público para ou negar peremptoriamente – e não simplesmente “não confirmar” – ou que pudesse trazer ao público uma justificativa da presença de tais artistas em detrimento da presença de centenas de milhares de outros cantores católicos que só precisariam de um simples incentivo nos seus trabalhos de Evangelização. E penso que apresentar-se em um dos palcos da JMJ Rio 2013 seria um destes incentivos oportunos.

Acredito que se trata de assegurar á Juventude e ao povo católico os objetivos religiosos e a identidade do evento e até de melhorar um pouco a imagem nada zelosa que  muitos católicos já tem de muitas festas padroerísticas que são realizadas por esse rincão do Brasil, onde acontece um ecletismo musical nada teológico no que se refere a postura e ao repertório de muitos músicos em quermesses nas “Festas Sociais”.

Qual não foi minha surpresa, uma integrante da Comissão Oficial da JMJ2013, que  trabalha no Setor responsável  pelos ATOS CULTURAIS da JMJ2013, a senhora Maristela Ciarrochi, publicou em sua conta do Facebook a confirmação da PRESENÇA dos Cantores LUAN SANTANA E FAFÁ DE BELÉM como participantes nos ATOS OFICIAIS da JMJ2013 no Rio de Janeiro.

A Jornada Mundial da Juventude é um sonho gerado no coração de Deus e no coração do Beato João Paulo II tendo como proposta de uma evangelização da Juventude de todo o Mundo; tudo bem! Mas a JMJ é um evento promovido, organizado com bases e fundamentos Cristão-Católicos. Com uma mensagem religiosa fundamentalmente com raízes sagradas. Portanto, a mensagem dever ter também unidade em seus meios. Como se justifica a presença de cantores seculares em um evento que tem como grande objetivo levar uma mensagem evangélica para a Juventude e sempre a partir do grande modelo radical: Jesus Cristo? Isso deve estar bem claro.

E quando se fala em convidar ou contratar cantores seculares como LUAN SANTANA E FAFÁ DE BELEM para este evento, a primeira reação é de espanto: “O que esses cantores vão fazer em um evento católico se em suas canções fazem claramente apologia ao hedonismo, ao sexo livre, a um relativismo da fé, fazem apologia a um amor meramente piegas, romântico-sentimental como fundamento das relações afetivas? E mais grave: Muitas das vezes se expressam publicamente contra conteúdos da Doutrina Católica?

Seria isso uma inculturação do evangelho? Isso talvez represente algum tipo de Ecumenismo cultural-religioso? Acredito que não! Em minha opinião, realidades como estas, ajudam simplesmente á tornar ainda mais confuso na cabeça das pessoas quais os lugares próprios do SAGRADO e quais os lugares inalienáveis do Profano/SECULAR. É preciso distingui-los essencialmente e caracteriza-los identitariamente. Pois se não, estaremos alimentando ainda mais aquilo que o Papa emérito Bento XVI chamou de ‘Ditatura do Relativismo’

É uma pena, que mais uma vez estejam tentando fazer um nivelamento por baixo entre O SAGRADO e o PROFANO, entre a música que Evangeliza anunciando o Cristo Vivo e Ressuscitado na vida de milhares de Jovens e aquela música que proporciona apenas a alegria frívola, mundana e muitas das vezes anticristãs.  Em nome de UMA MAIOR DIVULGAÇÃO da JMJ do Rio de Janeiro – Como se houvesse necessidade da Igreja pegar “carona de mídia” nestes ou outros famosos – justificaficam-se a presença DO SECULAR como fonte profética do anúncio do SAGRADO.

 

Fica aqui minha indignação!

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: