header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Carta aberta a quem se diz: “terra da cultura”

11/06/2016 às 19h19 • atualizado em 14/06/2016 às 19h21

Durante mais de duas décadas da minha vida, dediquei-me a busca do resgate da história do futebol da nossa terra. Entendia e continuo a entender, que somos por demais ricos neste requisito e nos aprofundamos nesta pesquisa que culminou com a obra que relata em um livro de mais de 680 páginas, tudo aquilo que lá podemos encontrar sobre a História do Futebol de Cajazeiras. Pois bem, evidente que, como o livro mostra, Deus nos oportunizou chegarmos a ricas relíquias em fotografias, taças, camisas e documentos, ou seja, tudo que o livro trouxe, tudo isso, está sob a minha guarda e os meus cuidados, confesso, é um acervo impressionante e de uma importância sem tamanho na manutenção da memória da história de Cajazeiras e que deveria não está apenas aos olhos de “um”, pena que muitas das nossas autoridades e outras, não tenham a devida noção dessa representatividade que cultua a memória da nossa gente que contribuiu e continua a contribuir de forma significativa na valorização daquilo que chamamos de cultura.

Todo este preâmbulo, embora pouco avantajado, serve para mostrar a nossa imensa batalha, guerra mesmo, para colocar tudo aquilo que falamos em linhas acima citadas, à disposição dos cajazeirenses e cajazeirados. Qual o nosso desejo? O nosso sonho? É ter disponibilizado de forma legal, um local para expor todo esse acervo e assim o denominarmos de Museu e ou Memorial do Futebol de Cajazeiras. Será que uma cidade que se diz, “terra da cultura”, não pode conceder a um cidadão que ele possa presenteá-la com memórias tão representativas de momentos da sua vida? Sei que após leituras vindas em interpretações dos nossos caros apaixonados pelo Gazeta do Alto Piranhas, estes deverão lançar-se em perguntas.

E o museu de Cajazeiras? Para estes diria eu:”Foi um sonho que morreu em duas ou três reuniões e que não entendo ser prioridade, uma política, das nossas autoridades, dos nossos representantes e até mesmo, assim estendo, a associações de cajazeirenses e cajazeirados, cá e lá. Todo esse relato que vamos finalizando tem um desfecho que em muito nos preocupa, que é a guarda deste acervo e, fundamental, colocá-lo às vistas da população.

O meu sofrimento que o traduzo em dilema é que não tenho como guardá-lo em minha residência e sendo assim, precisarei em breves dias de me desfazer desta memória que entendo ser um tesouro em relíquias históricas da terra do Padre Rolim. Essa é de verdade a “terra da cultura”?

Representada
A cidade de Cajazeiras mesmo não tendo nenhum clube em um campeonato do salonismo patrocinado pela Federação Paraibana de Futsal, está se fazendo representar através dos nossos árbitros que começam a ganhar importante espaço nesta modalidade. Paulo Jr e Marcelo foi a dupla que trabalhou em Catolé do Rocha na abertura do Campeonato de Veteranos patrocinado pela FPFS. A arbitragem foi muito elogiada pelos dirigentes e atletas envolvidos no jogo e com isso a nossa dupla se credencia a voos mais altos.

Vai começar
Depois de concluídas as competições dos campeonatos de futebol amador e da zona rural de Cajazeiras, a Secretaria de Esportes e a Liga Cajazeirense de Desportos em parceria, estão anunciando o início do campeonato de futebol na categoria de veteranos para o dia 18 deste mesmo mês. A informação passada pelo secretário de esportes, Everaldo Santos é que 12 equipes já estão devidamente regularizadas para participar desta competição e a idade mínima é de 37 anos para os atletas que estarão aptos a mostrar o seu futebol no Higino Pires Ferreira.

BOLA DENTRO
Para o meu filho Marcel que acaba de completar mais um ano de vida, ao querido filho os nossos parabéns com rogos a Deus de infinitas graças e bênçãos. Sim, este é um menino NOTA 10!

BOLA FORA
Para a CBF que de forma vergonhosa levou o jogo do Sousa Esporte Clube pela série D para Campina Grande. Uma atitude de quem não tem o menor respeito a uma cidade, o seu clube, a sua torcida. CBF NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: