header top bar

Maria do Carmo

section content

Cenário de ontem, Atores de hoje

13/01/2014 às 17h02

No dia 09 de março de 1933, fundava-se em Cajazeiras o primeiro educandário  da Rede Pública Estadual de Ensino, na época denominado:   Grupo Escolar Monsenhor João Milanês tornando-se o grande orgulho da sociedade local, pois significava o primeiro passo  na educação pública a fim de minimizar o analfabetismo na cidade.

Com  o passar do tempo mudou a nomenclatura e até hoje é chamada Escola Estadual de Ensino Fundamental  Monsenhor João Milanês a qual tem uma trajetória bastante longa,  entre lutas e  vitórias vem desenvolvendo o trabalho educacional  colaborativo para engrandecimento da cidade e adjacências,   preparando  futuros cidadãos e cidadãs.

Certa vez alguém da contemporaneidade disse: “Quando eu era menino queria estudar no Milanês porque é uma escola bonita”. Talvez, na mente desta criança a semântica da palavra” bonita” esteja associada à estrutura arquitetônica da escola uma vez que apresenta um estilo antigo   característico da década de 30  perdurando até os  dias de hoje. Na verdade, para os olhares dos que admiram as coisas boas do passado o antigo torna-se belo. “O Milanês” é assim: um quadro, cuja pintura não se apagou com o tempo, uma exuberante paisagem que se mantém através da construção pesada identificando a sua origem tornando-se patrimônio histórico cajazeirense. É preciso que se faça um parêntese e elogiar aqueles que tiveram a brilhante ideia de conservar a estrutura física de tão importante relíquia.

As dobras de alvenarias no final das paredes, apóiam  o término do  telhado em forma de caracóis semelhantes aos bordados das toalhas de linho do passado enfeitam o prédio da escola  tornando-a  mais imponente, importante adereço próprio da época de sua fundação. As portas de alturas grandiosas fazem lembrar os salões nobres  das residências de outrora porém a nobreza construída nestes salões é de uma dimensão incalculável, pois  trata-se do enriquecimento cultural para aqueles que  nelas estudam.

Oito décadas se passaram, entretanto a escola sempre acompanhou as transformações na forma de educar fazendo com que a mesma continuasse inserida no atual contexto da educação moderna proporcionando aos seus educandos um ensino pautado no novo olhar da pedagogia através de um trabalho dos gestores e professores que ao longo desta jornada souberam   adequar-se às exigências das metas educacionais propostas pelas hierarquias educacionais atuais.

As salas de pisos em mosaicos desenhados parecem tapetes nos quais firmam os pés de tantos adolescentes que constroem os alicerces do futuro, através do desenvolvimento de suas habilidades e competências descortinam novos horizontes no campo do saber   buscam o conhecimento o qual propicia  aos mesmos  a  valorização de suas potencialidades capazes de se tornarem   pessoas conscientizadas,  participativas e colaboradora no progresso do país.

Através das grandes janelas, entram o ar puro que a natureza oferece com  agradáveis brisas refrescando o ambiente e ao mesmo tempo transmitem os sons das vozes dos educadores como  musicais cujas composições são preparadas com estratégias adequadas nos seus planos de aula visando alcançar os objetivos traçados  a fim mediar o conhecimento dos educandos

O Milanês é caracterizado por um grande paradoxo, no qual o “antigo” é respeitado e visto como história de firmações profundas de cultura e o “novo”, através do ensino atualizado, representa a construção de futuras edificações que jamais serão demolidas: a aprendizagem dos que nelas estudaram e ainda estudam. Tudo isto constitui um charme especial e de grande significação para a atual e futuras  gerações.

Dia 09 de março de 2014 tem aniversário especial na cidade. A Escola Estadual Monsenhor João Milanês completa 81 anos de fundação, oitenta e uma velas se acenderão ofuscantes  para comemorar tão importante festa de aniversário. Todos os que fazem parte da”família Milanês” estão irmanados para celebrarem com alegria esta festa: gestora, coordenação pedagógica,professores, funcionários, alunos e pais de alunos cantam o canto de “Parabéns Pra Você!”

Cajazeiras, março de 2014

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: