header top bar

José Ronildo

section content

Centralização

22/06/2017 às 19h38

Se em relação à atenção básica houve uma descentralização no atendimento, com os PSFs, no que se refere ao atendimento hospitalar foi ao contrário: houve uma centralização.

Os hospitais das pequenas cidades foram fechados, juntamente com as maternidades. Mesmo assim, se os Hospitais regionais atendessem a demanda seria bom, mas não conseguem sequer fazer as cirurgias que a população precisa.

Hoje, as mulheres grávidas que moram na zona rural de qualquer cidade da região precisam se deslocar vários quilômetros e em estrada de terra para dar a luz; muitas vezes chegam à maternidade, o médico diz que não está na hora e ela volta para sua localidade, muitas vezes em veículos de vereadores, a quem fica devendo o favor ou então mendigando ambulância nas prefeituras.

Nos últimos anos foram fechados hospitais e maternidades de Cachoeira dos Índios, São José de Piranhas; o hospital de São João do Rio do Peixe que era filantrópico, a exemplo dos demais da região, foi municipalizado e hoje funciona como uma espécie de pronto-socorro, já que não tem Centro Cirúrgico, nem maternidade, mas é melhor do que nada.

Da mesma forma acontece com o Hospital Municipal de Bonito de Santa Fé. Os prefeitos de São José de Piranhas, Chico Mendes e de Cachoeira dos Índios prometeram reabrir esses hospitais, mas não conseguiram cumprir a promessa, já que não é fácil, principalmente porque vai de encontro a atual política de saúde do Estado e do Governo Federal, que é centralizar nos centros maiores esse atendimento e as prefeituras não têm a menor condição financeira de manter um hospital ou uma maternidade funcionando 24 horas.

CURTAS

*Não acredito que Cássio saia candidato a deputado federal. No mínimo ele deve tentar a reeleição para o Senado, caso perceba que para o governo não vai dar.

*Aliados do próprio Cássio acham que a bola da vez é de Luciano Cartaxo.

*Vinte e três ruas serão pavimentadas na cidade de Cajazeiras com recursos alocados pelo senador Raimundo Lira no Orçamento Geral da União.

*O prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir antecipou a feira livre de Cajazeiras pra hoje, sexta-feira e decretou feriado municipal amanhã, Dia de São João.

*A Assembleia Legislativa do Estado aprovou requerimento de autoria da deputada estadual, Estela Bezerra solicitando do governo do Estado, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba a realização de um estudo, a realização de um estudo para reconhecimento do Açude Grande de Cajazeiras, como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado da Paraíba.

*Segundo se informa, as construções continuam avançando em direção às margens do açude.

*O vereador Neto da Vila Nova apresentou nada mais, nada menos do que 257 requerimentos no primeiro período ordinário da Câmara Municipal de Cajazeiras.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: