header top bar

Damião Fernandes

section content

Chegando a Hora: Diocese de Cajazeiras em Madri!

10/08/2011 às 19h06

No dia 16 de Agosto próximo, a Diocese de Cajazeiras viverá uma de suas grandes experiências eclesiais, pastorais e porque não dizer profética. Um grupo de aproximadamente 40 pessoas – entre Jovens e adultos – estarão participando a da XXVI Jornada Mundial da Juventude que acontecerá este ano em Madri na Espanha. D. José Gonzáles, um dos mais “jovens” do grupo é seu maior entusiasta e organizador.
 

Existem experiências que fazemos, que enquanto acontecem, não temos ainda uma dimensão clara para nós e nem para outros de seus efeitos. Ir á JMJ2011 é uma dessas experiências que faremos. Mas o que vem a ser uma Jornada Mundial da Juventude?
 

A Jornada Mundial da Juventude é um grande encontro de jovens de todo o mundo em torno do Papa. É um excelente meio de evangelização da Igreja, que, por intermédio destas Jornadas, continua a anunciar a mensagem de Cristo aos jovens. A Jornada Mundial da Juventude é um esforço evangelístico no qual a Igreja exprime a sua preocupação permanente para a juventude.
 

“Todos os jovens devem sentir-se cuidados pela Igreja, para isso, toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, deverá sentir-se cada vez mais comprometida em todo o mundo, em prol dos jovens (…) para corresponder às suas expectativas, comunicando-lhes a certeza de Cristo, a verdade que é Cristo, o amor, que é Cristo através de formação adequada, que constitui uma condição necessária e atualizada da evangelização” (João Paulo II, Discurso ao Colégio dos Cardeais, 20 de Dezembro de 1985)
 

As Jornadas Mundiais da Juventude são na verdade uma iniciativa pessoal do hoje Beato João Paulo II, que apostou numa nova geração de jovens. Agora, Bento XVI retoma este legado. É o Papa quem convoca e atrai os jovens.
 

Pela primeira vez na história de nossa Diocese, a Juventude de Cajazeiras estará sendo fortemente representada de maneira tão simbólica e profética numa Jornada Mundial com o Papa. Cremos que Cristo Jesus é o Senhor da História, que Ele interfere por meio de sua misericórdia, para o bem dos seus filhos – de todos os Jovens de nossa cidade – Para que também estes tenham a Pessoa de Cristo com centro de suas vidas -.
 

A profecia de Deus tanto para a Vida dos Jovens que estarão em Madri com o Papa quanto para a juventude de Cajazeiras é de esperança. Mesmo diante da atual realidade de milhares de jovens, que são conduzidos e induzidos á uma vida sem sentido e vazia: é possível acreditar que Deus tem um desígnio de restauração para a nossa Juventude de Cajazeiras. E por que não dizer de todo nosso Estado. Deus não desiste do homem, Deus não desiste de nenhum jovem.
 

Acreditamos que a Juventude de Cajazeiras, do sertão e do Estado verá ecoar desde Madri os apelos do Papa Bento XVI: “Vós sois o futuro da sociedade e da Igreja! Como escrevia o apóstolo Paulo aos cristãos da cidade de Colossos, é vital ter raízes, bases sólidas! E isto é particularmente verdadeiro hoje, quando muitos não têm pontos de referência estáveis para construir a sua vida, tornando-se assim profundamente inseguros.” [Mensagem do Papa Bento XVI para a JMJ 2011]
 

Juntos, rumo a Jornada Mundial da Juventude em MADRI!

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: