header top bar

Fernando Caldeira

section content

Chocado

05/02/2010 às 22h40

Por Fernado Caldeira

Foi assim que me senti ao receber em João Pessoa a edição n° 581 do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, e ao ver estampado em sua primeira página sob o título ‘Foto denúncia’ retrato de uma jovem de apenas 13 anos de idade deitada na calçada da rua completamente drogada.

Na denúncia, o jornal sertanejo expõe que aquela jovem perambula pelas ruas de dia e dorme a noite pelas calçadas da cidade. E diz mais em relação àquela criatura: “é mais uma criança viciada em crack; já esteve internada no HRC durante três dias, após ter sido violentada sexualmente; a mãe é considerada alcoólatra; tem um irmão preso por roubo e um outro, que é menor, é foragido da justiça por ter matado um outro menor em nossa cidade; existem ainda mais seis meninas na mesma situação, que fazem parte de sua turma.”

Como poderia sentir-me senão extremamente chocado. Não que o problema seja novidade ou que dele tenha tido conhecimento somente agora. Afinal, as drogas invadiram todo o planeta de forma avassaladora faz tempo. Mas aquela cena registrada pelo Gazeta me fez acordar de que nem mesmo no mais longínquo rincão sertanejo estamos imunes a elas.
Daí porque registro como excepcionalmente oportuna a sessão especial que a Câmara Municipal de Cajazeiras realizará na próxima terça-feira (9) às 17 horas para discutir o uso e o tráfico de drogas no município, convidando para esse debate o poder judiciário, o ministério público, a igreja, educadores, conselho tutelar, polícias militar e civil, imprensa, entre outras instituições. Afinal, a Câmara Municipal é a representação institucional do nosso povo cajazeirense. E é certo que o povo precisa e quer esse debate.
Ora, são os filhos desse povo que estão sendo cooptados, manipulados, viciados e mortos pelas drogas! E com eles, seus pais, mães, irmãos, irmãs, parentes, aderentes, a família toda enfim.

Que a nossa Câmara Municipal não pare por aí. Que não fique só nisso. Que se crie uma comissão interpoderes para tratar permanentemente deste tema, posto que o problema não se resolve ou ameniza apenas numa reunião, e que o mesmo atinge praticamente a todos, indistintamente: pobres, ricos, brancos e pretos. Atinge a toda sociedade.

O Gazeta, cumprindo o papel que lhe cabe, deu o alerta. É hora de cada cidadão desta cidade fazer o que estiver a seu alcance para buscarmos livrar nossos filhos das drogas e dos traficantes. Como? Vá à Câmara nesta terça-feira e dê sua sugestão. Exerça sua cidadania. Nós também somos responsáveis!

S O L T A S
*O senador Efraim Morais (DEM) discursou no Senado Federal pedindo ao Conselho Nacional de Justiça que fiscalize e averigue denúncias surgidas nos últimos dias na imprensa paraibana de que o governador Maranhão estaria usando o fato de sua esposa ser a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado para barganhar apoios de prefeitos e vereadores, prometendo-lhes um freio em seus processos naquela e em outras cortes da Justiça Paraibana.

*Pessoalmente não acredito nisso. Porque não posso acreditar que o ser humano chegasse a tanto pelo poder. Nem que a justiça se proponha a tal papel!

*O deputado estadual Jeová Campos (PT) defendeu em recente entrevista à imprensa que o Governo do Estado encontre uma solução para efetivar na administração pública os mais de 20 mil servidores do Estado mantidos em regime pro tempore por mais de 20 anos.

*A propósito, em termos de realizações, o mandato parlamentar do petista cajazeirense é bem frutífero. Melhorias no HRC, novo aeroporto, faculdade de medicina, melhorias no Hospital Infantil, esgotamento sanitário da zona norte,entre outras, são conquistas junto ao Governo do Estado que têm o seu DNA.

* “A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor." (Alberto Dines)

*Neste domingo (7), o pres. da Câmara Municipal de Cajazeiras e pres. da AVASP, Marcos Barros (PSDB) é o entrevistado do Trem das Onze.

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: