header top bar

Damião Fernandes

section content

Conhece-te a ti mesmo

20/01/2010 às 08h48

Por Damião Fernandes

Tales de Mileto, filósofo grego, o mais antigo dos Sete Sábios da Grécia (640 a 550 d.C.), durante parte de sua vida foi um bom comerciante. Após enriquecer, retirou-se dos negócios e pôde dedicar-se aos estudos, adquirindo muitos conhecimentos através de viagens. 

Aprendeu Geometria com sacerdotes egípcios, previu o primeiro eclipse solar no ano de 500 a.C. e determinou a duração do ano. Ainda em vida, foi considerado o pai da Astronomia, da Geometria e da Aritmética. Em certa ocasião, foi inquirido sobre 9 questões. Ei-las, seguidas da respostas de Tales:
 
1. QUAL A COISA MAIS VELHA DE TODAS AS COISAS?
Deus, porque Ele sempre existiu. 

2. QUAL A MAIS BELA DE TODAS AS COISAS?
O Universo, porque é trabalho de Deus. 

3. QUAL A MAIOR DE TODAS COISAS?
O Espaço, porque ele contém o que foi criado. 

4. QUAL A MAIS CONSTANTE DE TODAS AS COISAS?
A Esperança, porque ela permanece nos homens mesmo depois de terem perdido tudo. 

5. QUAL É A MELHOR DE TODAS AS COISAS?
A Liberdade, porque sem ela não há nada de bom. 

6. QUAL É A MAIS RÁPIDA DE TODAS AS COISAS?
O Pensamento, porque em um segundo pode voar para o extremo do Universo. 

7. QUAL É A MAIS FORTE DE TODAS AS COISAS?
A Necessidade, porque ela faz os homens enfrentarem os perigos da vida. 

8. QUAL É A MAIS FÁCIL DE TODAS AS COISAS?
Dar conselhos. 

9. QUAL A MAIS DIFÍCIL DE TODAS AS COISAS?
Conhecer a si mesmo. 

O conhecimento de si mesmo que o filósofo Sócrates pregava, era que nós devemos nos ocupar menos com as coisas (riqueza, fama, poder, trabalho) e passarmos a nos ocupar com nós mesmos. Poderia objetar-se: com que propósito deveria ocupar-me comigo mesmo? Porque é o caminho que me permite ter acesso à verdade. Mas que tipo de verdade? Obviamente não é uma verdade qualquer tal como a fórmula química da água, mas a verdade que é capaz de transformá-lo no seu próprio ser de sujeito. 

É esse ato de conhecimento, capaz de promover nossa autotranscendência, de que fala o filósofo. Conhecer a mim mesmo para saber como modificar minha relação para comigo, com os outros e com o mundo e com Deus.
Tal modificação para ter acesso à verdade, contudo, não é um ato puramente intelectual. Ela exige, por vezes, determinadas renúncias e purificações.

Sócrates dizia ter recebido de Deus a missão de exortar os atenienses, fossem eles velhos ou jovens, a deixarem de cuidar das coisas, passando a cuidar de si mesmos. Tal atitude o fez dedicar-se inteiramente à filosofia e à prática dialógica (uma forma especial de diálogo, denominada maiêutica) por meio da qual ele fazia com que seu interlocutor percebesse as inconsistências de seu discurso e se autocorrigisse.

A questão central do cuidado de si é que jamais se tem acesso à verdade sem uma experiência de purificação, de meditação, de exame de consciência – enfim, através de determinados exercícios espirituais capazes de transfigurar nosso próprio ser.

Dito de outro modo, o estado de iluminação, de descoberta da verdade, não é produto do estudo, mas de uma prática acompanhada de reflexão constante sobre minhas ações, atitudes – e de como posso modificá-las para me tornar uma pessoa melhor. É como se a vida fosse uma obra de arte em que nós vamos nos moldando, nos aperfeiçoando no decorrer da existência. 

Para saber mais
ABBAGNANO, Nicola. História da filosofia. Vol. I, 5ªed. Lisboa: Editorial Presença, 1991, p. 84.

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: