header top bar

Reudesman Lopes

section content

Cumpriu sua sentença

10/10/2014 às 12h28

Por Claudio Killa

O Treze está rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2015. Com todos os méritos. Fez o que pôde, e não foi à primeira vez que insistiu, é bem verdade. Mas finalmente conseguiu concretizar o plano. Cumpriu sua sentença. Em 2012 o Treze deixou de ir à fase final por um gol na última partida, em 2013 deixou de subir por um gol na última partida, e agora em 2014 foi rebaixado, mais uma vez, por um gol na última partida. Vale lembrar que sempre ficou tudo por isso mesmo. Acontece. 

É do jogo, dizem os entendidos. Fica a lição da perseverança, de que quem procura um dia alcança. Porque o Treze tenta dar um jeito de cair á três anos. Joga todas as oportunidades no lixo e dá-se ao luxo de ser o único clube de futebol do mundo que jamais, em nenhum instante, acerta, nem dentro nem fora de campo. Vale lembrar que fica sempre tudo por isso mesmo. Acontece. É do jogo, dizem os entendidos. Nunca se viu tanta canalhice por parte de jogadores de futebol como se viu no Treze esse ano. 

A modinha já vinha ganhando corpo, mas esse ano foi de tirar o chapéu. Uns 10 jogadores chegaram, receberam salário e saíram sem botar o pé na bola. Outros vieram com a única finalidade de bagunçar, perturbar o ambiente. A falta de vergonha agora é tão grande que eles não têm mais nem o cuidado de fazer às escondidas, de pelo menos fazer de conta que esforçam nem de jogar o veneno caladinho. É no treino mesmo, em público, no campo, em qualquer lugar, sem pedir reserva, pra quem quiser ver e ouvir. Chegam e mandam, como se fosse Casa de Noca. Vale lembrar que ficou tudo por isso mesmo. Acontece. 

O Treze não teve o elenco mais fraco, muito menos o mais barato da Série C, mas já se criou a fama de que aqui o boleiro chega e rende o que quiser.  O Treze foi desclassificado de todas as quatro competições que disputou no ano sem um único resultado significativo, eliminado com vexame sem avançar às fases decisivas de nenhuma, e só não foi rebaixado nas competições em que não podia ser. Para o melhor time do estado no ranking oficial da CBF, maior Campeão Paraibano do Século, o Treze vem sendo uma sombra melancólica e covarde do símbolo resistência, de valentia e de luta que era. 

Eliminado
O Botafogo de João Pessoa ao ser derrotado pelo Águia de Marabá pelo placar de 2 a 1, põe fim a um sonho alimentado pelos seus dirigentes, atletas e torcedores de vê-lo no mata mata que lhe daria a oportunidade de brigar pelo acesso a Série B do brasileirão na temporada 2015, na verdade, o time da maravilha do contorno perdeu para ele mesmo ao deixar pontos preciosos escapar de suas mãos em jogos que foram realizados no Almeidão. Faltou fazer o dever de casa e isso o futebol não perdoa.

Planejar 2015
Como seria interessante se todos aqueles que fazem o futebol profissional na Paraíba, e ai incluo a Federação Paraibana de Futebol, Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba, clubes e desportistas interessados, para juntos iniciarem um processo de planejamento e estudo que viabilizasse uma temporada de 2015 bem interessante para o nosso Campeonato Paraibano da Primeira e Segunda Divisão. Até que alguns dias passado, ouvimos algo a este respeito partindo da própria Federação, mas, no momento tudo está na estaca zero ou seja, ficou mudo.

BOLA DENTRO
Para o colosso que é a Arena das Dunas em Natal. Estive lá para ver o meu Mengão. Mas, a beleza daquela praça de esportes nos encantou. Coisa do outro mundo. NOTA 10!

BOLA FORA
Para o desencanto de Nêgo, craque atleticano nos idos 50 e 60, ao visitar o Estádio Higino Pires depois de muitas décadas. Disse ele: “Isso não é o Higino Pires”. Infelizmente é. Para nós a NOTA 0!

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Em Continência ao Senhor Jesus com a participação dos membros da Igreja Batista Nacional

XEQUE-MATE

Xeque Mate recebe roteirista e atores do filme cearense e independente “Os Olhos de Alice” ; CONFIRA!

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Sara Samita e Dimas Andriola

RESUMÃO DA RODADA

Diário Esportivo lista principais acontecimentos da oitava rodada do Campeonato Paraibano

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br