header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Cumpriu sua sentença

10/10/2014 às 12h28

Por Claudio Killa

O Treze está rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2015. Com todos os méritos. Fez o que pôde, e não foi à primeira vez que insistiu, é bem verdade. Mas finalmente conseguiu concretizar o plano. Cumpriu sua sentença. Em 2012 o Treze deixou de ir à fase final por um gol na última partida, em 2013 deixou de subir por um gol na última partida, e agora em 2014 foi rebaixado, mais uma vez, por um gol na última partida. Vale lembrar que sempre ficou tudo por isso mesmo. Acontece. 

É do jogo, dizem os entendidos. Fica a lição da perseverança, de que quem procura um dia alcança. Porque o Treze tenta dar um jeito de cair á três anos. Joga todas as oportunidades no lixo e dá-se ao luxo de ser o único clube de futebol do mundo que jamais, em nenhum instante, acerta, nem dentro nem fora de campo. Vale lembrar que fica sempre tudo por isso mesmo. Acontece. É do jogo, dizem os entendidos. Nunca se viu tanta canalhice por parte de jogadores de futebol como se viu no Treze esse ano. 

A modinha já vinha ganhando corpo, mas esse ano foi de tirar o chapéu. Uns 10 jogadores chegaram, receberam salário e saíram sem botar o pé na bola. Outros vieram com a única finalidade de bagunçar, perturbar o ambiente. A falta de vergonha agora é tão grande que eles não têm mais nem o cuidado de fazer às escondidas, de pelo menos fazer de conta que esforçam nem de jogar o veneno caladinho. É no treino mesmo, em público, no campo, em qualquer lugar, sem pedir reserva, pra quem quiser ver e ouvir. Chegam e mandam, como se fosse Casa de Noca. Vale lembrar que ficou tudo por isso mesmo. Acontece. 

O Treze não teve o elenco mais fraco, muito menos o mais barato da Série C, mas já se criou a fama de que aqui o boleiro chega e rende o que quiser.  O Treze foi desclassificado de todas as quatro competições que disputou no ano sem um único resultado significativo, eliminado com vexame sem avançar às fases decisivas de nenhuma, e só não foi rebaixado nas competições em que não podia ser. Para o melhor time do estado no ranking oficial da CBF, maior Campeão Paraibano do Século, o Treze vem sendo uma sombra melancólica e covarde do símbolo resistência, de valentia e de luta que era. 

Eliminado
O Botafogo de João Pessoa ao ser derrotado pelo Águia de Marabá pelo placar de 2 a 1, põe fim a um sonho alimentado pelos seus dirigentes, atletas e torcedores de vê-lo no mata mata que lhe daria a oportunidade de brigar pelo acesso a Série B do brasileirão na temporada 2015, na verdade, o time da maravilha do contorno perdeu para ele mesmo ao deixar pontos preciosos escapar de suas mãos em jogos que foram realizados no Almeidão. Faltou fazer o dever de casa e isso o futebol não perdoa.

Planejar 2015
Como seria interessante se todos aqueles que fazem o futebol profissional na Paraíba, e ai incluo a Federação Paraibana de Futebol, Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba, clubes e desportistas interessados, para juntos iniciarem um processo de planejamento e estudo que viabilizasse uma temporada de 2015 bem interessante para o nosso Campeonato Paraibano da Primeira e Segunda Divisão. Até que alguns dias passado, ouvimos algo a este respeito partindo da própria Federação, mas, no momento tudo está na estaca zero ou seja, ficou mudo.

BOLA DENTRO
Para o colosso que é a Arena das Dunas em Natal. Estive lá para ver o meu Mengão. Mas, a beleza daquela praça de esportes nos encantou. Coisa do outro mundo. NOTA 10!

BOLA FORA
Para o desencanto de Nêgo, craque atleticano nos idos 50 e 60, ao visitar o Estádio Higino Pires depois de muitas décadas. Disse ele: “Isso não é o Higino Pires”. Infelizmente é. Para nós a NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: