header top bar

José Anchieta

section content

De olho no calendário

10/09/2015 às 19h58

Por José Ancheita

O prazo de filiação partidária para quem pretende disputar cargos eletivos em 2016 está próximo, o que tem causado muita movimentação no âmbito das legendas. Este mês de setembro é, portanto, decisivo para muita gente que precisa da inscrição partidária um ano antes das eleições, conforme assegura a legislação vigente.

Os partidos políticos e pré-candidatos vivem esse momento importante de definições, buscando fortalecer seus projetos, mas ainda na dependência de decisões do Congresso Nacional, que tem acenado com a possibilidade de alterações na questão da troca de legendas, visando resguardar mandatos que podem ficar ameaçados pela lei da fidelidade. É a chamada “janela”, discutida na Casa, e que está sendo aguardada com ansiedade nos meios políticos, principalmente entre os detentores de mandatos dispostos a mudar de sigla.

Esse quadro está presente em praticamente todos os municípios, onde o clima já é de muita disputa política. Tudo porque estamos num ano pré-eleitoral, com todas as nuances de um pleito municipal que, normalmente, é marcado por muito acirramento, envolve significativa parcela da população e agita a vida das cidades.

Em Cajazeiras, por exemplo, a grande expectativa é em relação à decisão a ser tomada pelo deputado José Aldemir (PEN), que já anunciou sua mudança de partido, admitindo a hipótese de disputar a sucessão municipal do ano que vem. Ele já adiantou que espera uma decisão definitiva do Congresso sobre o tema para decidir seu rumo partidário. Essa é uma realidade vivenciada também por alguns detentores de mandatos no legislativo municipal e outras lideranças.

A verdade é que até o final deste mês, teremos muitas novidades na composição dos partidos e dos blocos partidários que disputarão as eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador, em Cajazeiras e nos demais municípios. É o jogo sucessório municipal, que já começou e promete movimentar cada vez mais o cenário político.

Centenário de Acácio
As homenagens ao saudoso Acácio Braga Rolim pelo seu Centenário são muito justas. O ex-deputado cajazeirense teve uma trajetória decente na vida pública, sempre se mantendo firme em defesa dos interesses coletivos de Cajazeiras e da região, e deu exemplo de coerência partidária, diferentemente de muitos agentes políticos do momento.

Reclamando
Vereadores e lideranças comunitárias de Cajazeiras têm reclamado com insistência providências para recuperação da máquina perfuratriz da Prefeitura Municipal. O vereador Jucinério Félix, por exemplo, cobrou a reposição das peças para que o importante equipamento seja utilizado com urgência na perfuração de poços, tão necessários neste momento de seca e escassez de água no município.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: