header top bar

section content

Desafios na saúde

04/07/2015 às 22h48

A matéria da edição anterior do Gazeta sobre o avanço assustador da leishmaniose (calazar) em Cajazeiras continua repercutindo e causando preocupação à população. Segundo os dados apresentados, a doença vem se alastrando a cada dia, atingindo crianças, jovens e adultos, com o registro lamentável, inclusive, de vítimas fatais.

A cidade tem uma população canina alta, e muitos cães examinados estão contaminados, se constituindo em risco iminente à saúde de todos. E o mais grave, segundo o médico veterinário Francisco Sávio Albuquerque, é que muitos desses cães são saudáveis, não apresentam sintomas, mas os exames constatam a contaminação.

É um quadro preocupante, que já veio à tona há alguns anos, entre 2011 e 2012, com o registro de mortes de crianças no bairro Cristo Rei, e que continua deixando os cajazeirenses muito expostos. Aliás, não é só a leishmaniose que tem colocado em risco a nossa saúde. Há muitas reclamações também, ultimamente, sobre o avanço de outras doenças, principalmente essas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, o que nos dá a impressão de falta de controle da situação.

Essas e outras doenças são desafios ao sistema de saúde, e precisam ser combatidas com muita determinação e eficácia. A sociedade tem razão em manifestar inquietação e cobrar programas e ações especificamente voltados para pelo menos minimizar esses problemas.

Espera-se que algo seja feito. E, nesse sentido, é fundamental a conjunção de esforços do poder público e da sociedade em geral. 

Nível crítico
O volume dos dois grandes açudes de Cajazeiras continua crítico, com riscos de colapso no abastecimento das cidades. Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), segundo a Aesa, está com 23 milhões e 908 mil metros cúbicos, o que corresponde a apenas 9,4% de sua capacidade de reserva. Já Lagoa do Arroz está com um volume de pouco mais de 07 milhões de metros cúbicos, que representa 8,9% de sua capacidade.

Uma história no ar
O histórico serviço de som de Cajazeiras NPR (Norte Publicidades Radiofônicas) completou 55 anos de funcionamento, uma jornada que antecede à instalação das primeiras emissoras de rádio da cidade, e que tem como marca o pioneirismo de seu fundador José Adegildes Bastos, recém-falecido. Instalada na zona sul da cidade, a NPR continua no ar, sob a orientação, agora, de Robson Bastos.

Novo livro
O escritor cajazeirense Francisco Sales Cartaxo Rolim (Frassales) ainda não definiu a data de lançamento do seu novo livro, que conta a história da Diocese Centenária de Cajazeiras. Há uma expectativa de que o lançamento ocorra no próximo mês de agosto. Ele já escreveu “Política dos Currais” e “Do Bico de Pena à Urna Eletrônica”.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: janchietacl@hotmail.com

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: janchietacl@hotmail.com