header top bar

José Anchieta

section content

Desafios na saúde

04/07/2015 às 22h48

A matéria da edição anterior do Gazeta sobre o avanço assustador da leishmaniose (calazar) em Cajazeiras continua repercutindo e causando preocupação à população. Segundo os dados apresentados, a doença vem se alastrando a cada dia, atingindo crianças, jovens e adultos, com o registro lamentável, inclusive, de vítimas fatais.

A cidade tem uma população canina alta, e muitos cães examinados estão contaminados, se constituindo em risco iminente à saúde de todos. E o mais grave, segundo o médico veterinário Francisco Sávio Albuquerque, é que muitos desses cães são saudáveis, não apresentam sintomas, mas os exames constatam a contaminação.

É um quadro preocupante, que já veio à tona há alguns anos, entre 2011 e 2012, com o registro de mortes de crianças no bairro Cristo Rei, e que continua deixando os cajazeirenses muito expostos. Aliás, não é só a leishmaniose que tem colocado em risco a nossa saúde. Há muitas reclamações também, ultimamente, sobre o avanço de outras doenças, principalmente essas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, o que nos dá a impressão de falta de controle da situação.

Essas e outras doenças são desafios ao sistema de saúde, e precisam ser combatidas com muita determinação e eficácia. A sociedade tem razão em manifestar inquietação e cobrar programas e ações especificamente voltados para pelo menos minimizar esses problemas.

Espera-se que algo seja feito. E, nesse sentido, é fundamental a conjunção de esforços do poder público e da sociedade em geral. 

Nível crítico
O volume dos dois grandes açudes de Cajazeiras continua crítico, com riscos de colapso no abastecimento das cidades. Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), segundo a Aesa, está com 23 milhões e 908 mil metros cúbicos, o que corresponde a apenas 9,4% de sua capacidade de reserva. Já Lagoa do Arroz está com um volume de pouco mais de 07 milhões de metros cúbicos, que representa 8,9% de sua capacidade.

Uma história no ar
O histórico serviço de som de Cajazeiras NPR (Norte Publicidades Radiofônicas) completou 55 anos de funcionamento, uma jornada que antecede à instalação das primeiras emissoras de rádio da cidade, e que tem como marca o pioneirismo de seu fundador José Adegildes Bastos, recém-falecido. Instalada na zona sul da cidade, a NPR continua no ar, sob a orientação, agora, de Robson Bastos.

Novo livro
O escritor cajazeirense Francisco Sales Cartaxo Rolim (Frassales) ainda não definiu a data de lançamento do seu novo livro, que conta a história da Diocese Centenária de Cajazeiras. Há uma expectativa de que o lançamento ocorra no próximo mês de agosto. Ele já escreveu “Política dos Currais” e “Do Bico de Pena à Urna Eletrônica”.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: