header top bar

José Anchieta

section content

Desafios no caminho

19/10/2015 às 16h31

Por José Anchieta

A classe empresarial de Cajazeiras vê com certa desconfiança a possibilidade de concretização de alguns avanços considerados fundamentais para potencializar o desenvolvimento econômico e social local e regional. O antigo sonho, por exemplo, da Universidade Pública do Sertão, é visto como cada vez mais distante, porque a cidade do Padre Rolim não tem avançado em obras estruturantes, que possam fundamentar essa e outras importantes conquistas.

Esse receio foi exposto, esta semana, por um dos membros do MAC (Movimento dos Amigos de Cajazeiras), o empresário Alexandre Costa, lamentando, mais uma vez, o atraso nas obras complementares do nosso aeroporto regional, o que tem impedido a sua homologação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Para ele, o aeroporto regional e o IML (Instituto de Medicina Legal) são dois equipamentos essenciais para a cidade atrair novos investimentos públicos e privados. No caso específico da Universidade do Sertão, ele acha que outras cidades, a exemplo de Patos, estão com muito mais condições de disputar sua sede, porque têm conseguido progredir mais em alguns setores.

Na verdade, a cidade sonha muito com a sede da Universidade do Sertão, com Zona Franca, com Distrito Industrial e outros importantes projetos, mas não consegue viabilizar algumas obras nessa perspectiva real de atração de novos investimentos. Nesse sentido, o aeroporto é colocado como prioridade, pois o transporte aéreo é visto como essencial para interiorizar o desenvolvimento.

Pois bem, os desafios são colocados constantemente no caminho do crescimento de Cajazeiras, e precisam ser encarados com mais determinação. O representante do MAC tem razão quando conclama a classe política para congregar forças em torno dos projetos importantes para a cidade e à região.

Esse grito não pode ser apenas do empresariado ou de qualquer outro segmento isolado. Ele precisa ser o grito de Cajazeiras, no sentido de despertar, principalmente a nossa representação política, para reverter o atual quadro. Do jeito que está, vamos continuar perdendo oportunidades de avançar rumo ao desenvolvimento que todos desejam.

Reclamações
Condutores de veículos e pedestres de Cajazeiras têm reclamado com insistência soluções para os problemas do trânsito, que são cada vez mais preocupantes. Os acidentes nas ruas centrais são cada vez mais constantes, exigindo ações dos órgãos responsáveis, no sentido de pelo menos minimizar o problema. As faixas de pedestre, por exemplo, precisam ser revitalizadas.

Falta d’água
Aumenta a cada dia a crise no abastecimento d’água de Cajazeiras, deixando muitas famílias em situação de desespero. A situação é mais grave nas partes mais altas da cidade, onde a água demora a subir, depois das manobras feitas pela Cagepa.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: