header top bar

José Antonio

section content

Devemos comemorar o sesquicentenário de Cajazeiras?

10/05/2013 às 18h36

Um erro ou enganos não podem justificar outros. Desde a fundação do GAZETA, no dia primeiro de janeiro de 1999, que venho defendendo, através de artigos e reportagens, que a Emancipação Política de Cajazeiras, deveria ser celebrada no dia 23 de novembro, data em que nos tornamos independentes do município de Sousa, no ano de 1863.

Por outro lado quero deixar muito claro que sou totalmente contra que, se passarmos as comemorações de nossa emancipação para o dia 23 de novembro, retiremos de nosso calendário festivo o dia 22 de agosto, data de nascimento de Padre Rolim, dia em que se comemoram ao mesmo tempo a nossa emancipação política, com uma festa denominada de “Dia da Cidade”, que infelizmente é outro erro histórico que cometemos quando assim procedemos.

Por que é errado? Simplesmente porque o dia em que a Vila de Cajazeiras, por decreto legislativo, foi elevada à categoria de cidade é o 10 de julho de 1872, portanto, quase 13 anos depois de nossa emancipação política.

O fato mais grave é que todos estes equívocos e erros vêm sendo “ensinados e transmitidos” desde o ano de 1948, quando por Lei municipal, o dia 22 de agosto, ficou sendo a data “oficial” para estas comemorações. Mas nunca é tarde para se corrigir e como deveremos proceder? Talvez, o fórum mais indicado para dar inicio a esta questão seja a Câmara Municipal, depois de ouvir também diversos segmentos da sociedade cajazeirense. Repito: nunca é tarde para corrigirmos, ou pelos fazer chegar as nossas escolas as verdadeiras e corretas informações sobre as nossas efemérides.

Defendo que o município deva celebrar com muita pompa os 150 de sua Emancipação Política e fazer pelos menos 50% do que foi, belissimamente, feito no ano de 1964 (muito embora com um ano atraso), quando das comemorações do Centenário.

Defendo ainda que seja, a exemplo do que aconteceu no ano de 2000, nas comemorações do bicentenário de nascimento do Padre Rolim, para dar um caráter mais oficial, que a prefeita do município nomeie uma pessoa para ser a gestora e responsável, como foi Edme Tavares, que fez um belíssimo trabalho como coordenador geral do evento.

Esta comemoração tem dar a cidade de Cajazeiras a mesma dimensão, visibilidade regional e nacional igual a que foi proporcionada no bicentenário, quando os eventos em que participem figuras de renome, em todas as áreas de conhecimento possam contribuir para que ter repercussão na mídia nacional.

Voltaremos ainda com outras sugestões e propostas, em breve.

Viva o Sesquicentenário de nossa querida Cajazeiras!

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: