header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Edineuza, a mãe de todos nós

21/12/2015 às 12h56

O falecimento de Edineuza ocorrido na madrugada da sexta feira 18, nos causou uma perda sem tamanho, ela era uma das minhas cunhadas e uma pessoa a quem devo render os mais profundos agradecimentos pelo que em vida foi para mim. Nascida em Aparecida, foi uma cajazeirada da gema, casada com Francisco das Chagas Maciel, Chaguinha, Formiga, Maciel, como é conhecido pelos velhos e novos amigos, desta união nasceram, Patrícia, Roxana e Rondinelli. Quando comecei a fase de paquera e namoro com Edinilza, início dos anos 70, passamos a conhecer mais de perto a sua mana, a futura cunhada Edineuza e, as história e estórias que dela me falavam. Mulher obstinada ao trabalho e arredia aos estudos, em Cajazeiras, ainda muito jovem trabalhou na Farmácia Coração de Jesus na praça do mesmo nome. Quando casou veio para João Pessoa acompanhando o seu esposo que trabalhava no DER e ai começou a mostrar os seus dotes para o comércio e com uma sacola de roupas ao lado iniciou a sua vitoriosa trajetória como vendedora comerciante. Mais tarde, ao lado do irmão Hermes, adquiriu uma serraria e a transformaram em um Mercadão das Esquadrias. Faço essa fala apenas para mostrar a força que ela tinha em busca de seus sonhos e que deve servir de exemplos a muitos dos seus. Minha avó e minha mãe a tinha como a “mãe de todos nós”, queria ver todos nós ao seu redor, respirava alegria, união, e o seu maior prazer era ter todos os familiares juntos e unidos. Quando veio morar na capital, vislumbrou a vinda dos pais e irmãos e assim fez, trouxe a todos e mostrou os caminhos a ser tomado por cada um deles. Como falara anteriormente sobre a importância dela para nós, ela sempre me acolheu como a um filho e nas horas de dificuldades que a fase estudantil impõe ao sertanejo, era ela que me salvava. Com Edineuza, Maciel e a Felintada toda, vivemos lindos e valiosos momentos, os carnavais em Jacumã, na Baía da Traição, em Lucena e em Cajazeiras jamais serão esquecidos e a alegria dela querendo participar da folia nos injetava motivação, os festejos juninos, o natal e ano novo, também estão a fazer parte destes inesquecíveis anos bem vividos. Assim, agradeço a Deus por ele ter me dado a oportunidade,  a alegria e a honra de ter convivido com uma mulher da grandeza de Edineuza por pelo menos uns 40 anos e, ao pai celeste faço os rogos pelo bom lugar que certamente ele o reservou para a sua vida eterna. Obrigado por tudo minha eterna cunhada Edineuza, “mãe de todos nós”.    

França é do Paraíba
Acabou a novela e o leilão, França é mesmo do Paraíba. O anuncio aconteceu na tarde da segunda feira 21, e o atacante continuará vestindo a camisa do time coral já que ele participou da campanha na segunda divisão que levou o tricolor a voltar à elite do paraibano. França veio a Cajazeiras e tornou-se um dos maiores goleadores do campeonato paraibano tornando-se objeto de desejo dos clubes sertanejos quando da formação dos seus elencos. Bem verdade que nos últimos tempos ele não teve a mesma desenvoltura, mas, é muito técnico e habilidoso e tê-lo em campo é motivo de esperança em muitos gols.

Esporte X TJD
A novela envolvendo os times de Patos vai ter mais um capítulo. Isto porque o advogado contratado pelo Esporte, Alexandre Cavalcanti, informou que o time vai entrar com recurso para reverter a decisão da Terceira Turma do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB), que excluiu o clube do Campeonato Paraibano da 2ª divisão de 2015 (a partir de denúncia feita pelo Nacional de Patos). A decisão, se confirmada, excluiria o time alvirrubro do Campeonato Paraibano do ano que vem.  A alegação era de que sete dos 12 clubes participantes da 2ª divisão haviam escalado jogadores de forma irregular. Mas Alexandre diz confiar numa reversão. 

BOLA DENTRO
Para a festa promovida pela galera do Trovão Azul do Sertão quando da apresentação dos jogadores que deverão vestir a camisa atleticana. Agora, espera-se por uma resposta destes em campo. A torcida fez a parte dela e merece a NOTA 10!

BOLA FORA
Para esta novela que deverá tomar boa parte do tempo da FPF e do TJD-PB com relação à eliminação de sete clubes da segunda divisão do paraibano em 2015. Vai dar dor de cabeça e muito. Isso vale a NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: