header top bar

Fernando Caldeira

section content

Eleição indefinida na PB

02/08/2014 às 07h09

A 2ª pesquisa Correio encomendada ao Instituto Souza Lopes ouviu 1500 pessoas entre os dias 19 e 22 de julho em 55 municípios da Paraíba e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no último dia 20, sob o protocolo PB-00013/2014.

A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Na pesquisa espontânea, onde o entrevistador não sugere nomes e deixa o eleitor a vontade para pronunciar o voto, a diferença entre Cássio Cunha Lima, que obteve 32,7%, e Ricardo Coutinho, que obteve 23,5%, é de 9,2%. A pesquisa espontânea é considerada por muitos como a que melhor aufere a vontade popular, vez que traduz o voto consolidado do eleitorado.
Acredito mais nas pesquisas espontâneas, já pelo significado linguístico que a palavra espontâneo expressa. Por que, claro, o que é espontâneo, vem de dentro, vem da alma, vem do sentimento.

Assim sendo, e percebendo que a diferença pró-Cássio na espontânea é de 9,2%, entendo que nada está decidido e que a campanha está aberta tanto para o candidato tucano quanto para Ricardo Coutinho (PSB).
Aprofundando um pouco mais a análise dos números, e considerando que a margem de erro da pesquisa é de 2,6%, podemos chegar, ainda, aos seguintes cenários:

1°) CCL – 32,7 + 2,6 = 35,3% / RC – 23,5 + 2,6 = 26,1%;  Diferença pró Cássio = 9,2%;
2°) CCL – 32,7 – 2,6 = 30,1% / RC – 23,5 – 2,6 = 20,9 %; Diferença pró Cássio = 9,2%;
3°) CCL – 32,7 + 2,6 = 35,3%/ RC – 23,5 – 2,6 = 20,9 %;  Diferença pró Cássio = 14,4%;
4°) CCL – 32,7 – 2,6 = 30,1% / RC – 23,5 + 2,6 = 26,1 %; Diferença pró Cássio = 4,0%.

Assim sendo, concluímos que, em face exclusivamente dos dados apresentados pela pesquisa espontânea, podemos ter Cássio na frente de Ricardo com 14,4%, como também podemos ter Cássio na frente de Ricardo com 4,0%.

Sinceramente, a mim me parece um quadro absolutamente indefinido, principalmente levando-se em conta a existência de um contingente considerável de 10,7% de indecisos.

Pesquisa é um hieróglifo que poucos sabem decifrar, e aí fica o desafio da Esfinge de Tebas: “decifra-me ou te devoro!”

S O L T A S

*Prefeita Denise Albuquerque (PSB-Cajazeiras) assumiu coordenação campanha de RC e avisou: “quem estiver comigo está com Ricardo Coutinho.” Logo… .

*Hoje às 19h, na CDL/Cajazeiras, Jeová Campos reúne sua militância política para definir calendário diário de atividades nos municípios de atuação. A propósito, Jeová recebeu apoio do presidente do Sindicato dos Comerciários de João Pessoa, Rogério Braz (PT), que desistiu de concorrer a uma vaga na ALPB. 

* Jeová e Zé Aldemir estão bem nas pesquisas de consumo interno!

*Os prefeitos Roberto Bayma (Bom Jesus), Bodinho (C. dos Índios), Bosco Fernandes (Uiraúna) e Gervásio Gomes (Bernardino Batista) desmentiram adesão e reafirmaram apoio a RC. 

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Contato: caldeira.fernando@bol.com.br

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Contato: caldeira.fernando@bol.com.br