header top bar

José Ronildo

section content

Empresas estatais

21/09/2017 às 19h06

SAELPA, o que víamos era uma rede velha; quedas constantes de energia, com canelas saltando e transformadores velhos pegando fogo.

Muitas pessoas criticam as empresas privadas, argumentando que só visam o lucro e não têm preocupação com o social, mas o que temos observando é a inoperância de empesas estatais, alvo também da roubalheira, como assistimos com a Petrobras.

Na Paraíba, sinceramente a população não tem saudades da TELPA, nem muito menos da SAELPA. Os serviços prestados eram péssimos. Telefone só se conseguia no mercado paralelo e por preços altíssimos.

Em relação a SAELPA, o que víamos era uma rede velha; quedas constantes de energia, com canelas saltando e transformadores velhos pegando fogo.

Para se ter uma ideia, a taxa de religação da Energisa é pouco mais de 2 reais, enquanto a taxa de religação da Cagepa, que distribui água é de superior a 60 reais. Recentemente a empresa concedeu um aumento no produto estrondoso, bem acima da inflação e presta péssimos serviços a população. A empresa ainda cobra quase 100% do esgoto, onde tem. Quem mora na periferia dá graças a Deus não ter o esgoto, para não ter que pagar.

Em relação ao abastecimento d’água, os investimentos que são feitos, são com recursos públicos. Em Cajazeiras, a rede de distribuição ainda é de Amianto, está podre e precisa ser trocada com urgência; tem mais de 40 anos de uso. O resultado são os vazamentos e rompimentos constantes, danificando a pobre pavimentação.

O esgotamento sanitário não acompanhou o crescimento da cidade, que beneficia apenas a área central. Deve ser hoje em torno de 40% da cidade.

Recentemente o governo do Estado deixou voltar para Brasília uma verba do PAC, de 12 milhões de reais que estava sendo aplicada na ampliação desse esgotamento sanitário, principalmente na zona norte, onde infelizmente os esgotos são singelos, feitos pela prefeitura, e desaguam nos canais, riachos e o que é pior, dentro do Açude Grande.

O último investimento, muito importante, por sinal, a adutora em Lagoa do Arroz e a Estação de Tratamento da zona norte foi feito com recursos públicos. Aliás, todas as adutoras que estão sendo feitas no Estado, são com recursos do governo federal e em alguns casos, estadual, não da Cagepa. Agora mesmo para solucionar o problema da falta d’água em São José de Piranhas, a adutora da Boa Vista está sendo feita com recursos federais; da mesma forma a que está abastecendo São João do Rio do Peixe e conseguida pelo prefeito de Cajazeiras, José Aldemir e pelo prefeito daquele município, Airton Pires, junto ao deputado federal, Agnaldo Ribeiro.
Em Sousa, foi pior, Salomão Gadelha criou uma empresa municipal para distribuir a água e o resultado que muita gente, simplesmente não pagava; teve muito desperdício, e anos depois, a própria prefeitura teve que perfurar poços nos bairros em função do colapso no abastecimento d’água.

CURTAS

*Segundo um site que fiscaliza o uso do dinheiro público na Paraíba, a Câmara Municipal de Cajazeiras é a que tem mais funcionários por metros quadrados: mais de 23.

*Um ônibus escolar com 23 estudantes saiu da pista e virou. A ex-candidata prefeita Corrinha responsabilizou o gestor, Emmanuel Messias pela falta de manutenção nos transportes escolares.

*O veículo estava com pneus carecas. Um deles teria estourado. Segundo Corrinha o desmantelo é geral em Santa Helena em todos os setores.

*O vereador Neto da Vila Nova comunicou pelas redes sociais que foram realizadas as licitações para conclusão das UBS do São José e do Distrito de Almas. A ganhadora foi Maciel e Rolim Construções e Serviços Ltda.

*O deputado estadual, Ricardo Marcelo desistiu de desistir e anunciou que vai disputar à reeleição.

*Até o momento ninguém tem uma previsão de quando será julgado pelo TRE, o recurso do prefeito de Triunfo Zé Mangueira, contra a cassação do seu mandato e realização de novas eleições determinadas pelo juiz da comarca de São João do Rio do Peixe.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: