header top bar

José Antonio

section content

Ensinar: vocação de Cajazeiras

20/05/2016 às 20h00

Por José Antonio

Diz a tradição que a cidade de Cajazeiras sempre foi vocacionada para a o setor educacional. Esta tradição vem cada vez mais se consolidando. Desde os tempos do Padre Rolim, em 1837, quando fundou a sua escola, que o setor que mais tem elevado e destacado o município de Cajazeiras é o educacional.

O ano de 2003 foi simbólico. Senão vejamos: além dos vários cursos já oferecidos pelo Campus da Universidade Federal de Campina Grande, foram se consolidando os cursos de enfermagem, mantido pela Faculdade Santa Maria e o curso de magistério superior patrocinado pela Associação Educacional São Francisco.

A Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras, órgão da Diocese de Cajazeiras, que cuida do ensino de 3º grau, em todo o território da Diocese, mantém a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras com o curso de filosofia e por determinação do Bispo Dom José Alonso, foram preparados os projetos para criação dos cursos de Direito, Serviço Social, Ciências Contábeis e Comunicação Social. Vale ressaltar ainda a contribuição valiosa do poder público municipal que liberou os recursos para elaboração dos projetos.

O prefeito de então, Carlos Antonio, com sua visão, reuniu-se com o Bispo Dom José e técnicos ligados ao ensino bateu o martelo e incorporou a ajuda da municipalidade. Numa ação que merece elogios, se envolveu no projeto de ver crescer e se desenvolver o ensino superior em Cajazeiras.

Uma ação decisiva de Carlos Antonio, como prefeito, foi com relação ao curso de Medicina, quando efetivou a participação da edilidade municipal ao patrocinar e pagar o projeto deste curso para que se desse o pontapé inicial junto ao Ministério da Educação e aos órgãos superiores da UFCG, tendo a frente o Reitor Thompson Mariz, que teve também, com sua audácia e coragem bateu o martelo final para que o curso fosse instalado em Cajazeiras e não em Patos ou Sousa que ficaram em pé de guerra e defendendo a todo o preço que o curso fosse para estas cidades.

Desde então estas entidades começaram a andar com seus pés: desde a Faculdade Santa Maria, que a cada dia vem ampliando o leque de ofertas de seus cursos, incluindo Medicina e Arquitetura, bem como a escola São Francisco que implantou o Curso de Direito e Odontologia.

Não podemos esquecer az Escola Técnica Federal, cuja criação em nossa cidade foi uma ação do deputado federal Edme Tavares, hoje transformada em Instituto Federal de Educação, que já tem também vários cursos superiores e vem se constituído motivo de orgulho para todos nós filhos de Cajazeiras, pelas conquistas a nível nacional e internacional através de estudos e pesquisas realizadas pelos seus professores e estudantes.

Desde o ano de 2003 que a cidade vem experimentando este diferencial no setor da educação e provocando mudanças em diversos setores da economia, principalmente no imobiliário e comercial, que cresceu muito e somente uma boa pesquisa poderá provar os avanços econômicos e sociais que o setor educacional vem provocando em nossa cidade.

Não podemos esquecer, repito que o grande responsável pelos avanços que a cidade teve foi o então prefeito de Cajazeiras, por dois mandatos: 2000/2008, que com sua visão, pode mostrar e defender que a grande vocação da cidade era a educação e hoje está mais do que provado que ele tinha a mais absoluta razão.

Memória

Guardei comigo um trecho do discurso de posse de Lula, proferido no dia 01 de janeiro de 2003: “Quando olho a minha própria vida de retirante nordestino, de menino que vendia amendoim e laranja no cais de Santos, que se tornou torneiro mecânico e líder sindical, que um dia fundou o Partido dos Trabalhadores e acreditou no que estava fazendo, que agora assume o posto de supremo mandatário da Nação, vejo e sei, com toda clareza e com toda a convicção que nós podemos muito mais”.
Reproduzo esta fala de Lula só para lembrar que foi no seu governo que foi criado o Curso de Medicina de Cajazeiras, numa prova inconteste que os grotões de miséria deste Nordeste também moram brasileiros dignos de terem também direito a educação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: