header top bar

Reudesman Lopes

section content

Entre a Rima a Poesia e a bola

21/08/2017 às 18h37

Na última sexta-feira (18), foi inaugurada a reforma da Praça Poeta Cristiano Cartaxo

A programação alusiva aos 154 anos de Cajazeiras, nos fez encantos neste final de semana que se passou. Na sexta feira 18, familiares e cajazeirenses como um todo, estava a relembrar os 130 anos do Poeta Cristiano Cartaxo e o programa de alusão a esta data nos trouxe a inauguração da praça que leva o nome do ilustre homenageado, nesta oportunidade, subiu-nos um pouco da tão esquecida vaidade do eu cajazeirense, explicando, a atual administração, recuperava e naquele momento estava a inaugurar, um espaço importantíssimo e que decerto, quem vai passando pelo local elogiará o belo trabalho que lá foi feito.

Pois bem, ainda neste mesmo dia, agora na parte da noite, a família, tendo à frente os filhos Frassales e Tantino, mas, com presença da maioria da “cartaxada”, deu-se o lançamento ou relançamento do livro: Rima e Prosa de Cristiano Cartaxo. Simplesmente sensacional e muito emocionante este evento, destaques, para a fantástica lotação do belíssimo auditório da FAFIC, a fala de Frassales, o recitar de Poesias de Tantino Cartaxo e a linda exposição de fotografias e documentos do Poeta Cristiano Cartaxo que tão bem foi revelada pelo neto Sabino Filho.

Essa foi uma tarde noite de sexta feira que nos eleva à entendermos Terra da Cultura. No sábado, dia 19, entra em cena a bola o futebol, e as homenagens são para a Memória de Perpétuo Correia Lima que no dia 30 de outubro se completa 40 anos da sua passagem para a vida eterna. O local escolhido para o inícios destas homenagens não poderia ser outro senão o Estádio Higino Pires Ferreira onde Perpétuo iniciou a sua magistral carreira de jogador de futebol. Essa emocionante Memória do craque veio através de fotografias dos clubes em que ele atuou, algumas camisas que vestiu e alguns dos troféus conquistados por Péto.

Foi deveras emocionante e gratificante para nós, testemunharmos que mesmo após quatro décadas do seu falecimento, Perpétuo continua muito vivo na memória de sua família, dos seus companheiros de bola e dos amigos cajazeirenses e cajazeirados. A visitação a Exposição de Perpétuo foi extremamente positiva e emocionou presenças como João Batista que com Perpétuo atuou pelo Santos e pela Seleção de Cajazeiras e Pelim que veio de Sousa para prestigiar o compadre e grande companheiro Péto. É Cajazeiras, é assim que gosto de te ver, ativa e altiva, elevando-nos o nosso sentimento de um eterno amor por ti. Palmas para Cristiano Cartaxo, palmas para Perpétuo Correia Lima.

Péssimo início

O Campeonato Paraibano da Segunda Divisão começou muito mal. O jogo entre o Nacional de Patos e o Nacional de Pombal foi parar nos tribunais e o seu resultado final vai vir de entendimento da Justiça Desportiva. Tudo isso por causa de um gol validado para o Canário do Sertão enquanto o Camaleão estava comemorando o empate. O Naça de Patos reiniciou o jogo e sem adversário fez o gol de desempate provocando confusão geral no José Cavalcante. O presidente da FPF quer apurar a bagunça que levou o futebol paraibano a ser notícia e zoação nas redes sociais e nos principais programas televisivos do país.

Aplausos

Quem passa, ver, e ainda tem um tempinho para dar uma entrada no Estádio Higino Pires Ferreira, sai dessa visitação muito alegre em testemunhar o fabuloso trabalho que vem sendo conduzido de forma brilhante pelo secretário de esporte Ninha. O alambrado foi todo trocado e agora temos um novo, as paredes da parte interna foram todas pintadas e os muros que haviam caído pelo tempo sem recuperação estão sendo colocados em seu devido lugar. A luta agora é para recuperar o campo de jogo e o sistema de iluminação. Lembrando que em 2018 o Estádio Higino Pires Ferreira estará a completar 70 anos desde a sua inauguração.

BOLA DENTRO

Para a vontade de acertar do presidente da FPF Amadeu Rodrigues. Depois da bagunça em Patos ele logo chamou o feito à ordem no sentido de fazer justiça. Tomara que ele continue assim. Esse merece a NOTA 10!

BOLA FORA

Para a arbitragem paraibana. Essa não se ajeita de jeito nenhum. Tanto faz a primeira como a segunda divisão, os erros continuam acelerados e o mais triste é ver que não se toma nenhuma providência. Arbitragem NOTA 0!

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

“Boca Quente” fala sobre Nilvan, Josival, Gutemberg e narra fato que mais lhe chamou atenção na área policial

PROGRAMA XEQUE-MATE

VÍDEO: Padre e missionários falam sobre recuperação de dependentes químicos na região de Cajazeiras

DIÁRIO ESPORTIVO

Ao lado de grandes nomes da imprensa, Diário Esportivo debate as rodadas da Série C e D do Paraibano

PARTIU PARA O ATAQUE

VÍDEO: Júnior Araújo diz que José Aldemir vai perseguir servidores que não apoiarem campanha de Paula

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br