header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Está chegando a hora

14/08/2015 às 09h51

Neste sábado 15, às 19:30h, tendo como local o Cajazeiras Tênis Clube, estaremos lançando o livro: História do Futebol de Cajazeiras. Uma obra que foi construída alicerçada no nosso amor pela terra do Padre Rolim e seu futebol, resgatando a memória deste esporte em nossa cidade. Este sonho se iniciou nos anos 80 quando aqui voltávamos logo após a nossa formação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba e naquela oportunidade assumíamos a disciplina de Educação Física no Colégio Estadual de Cajazeiras. 

Mais tarde, fomos apresentar pelo Rádio Alto Piranhas um programa denominado Bate e Rebate em que tinha como característica, entrevistar pessoas ligadas ao futebol cajazeirense. Nesse momento, ao entrevistarmos pessoas como Aranha, Constantino Cartaxo entre outras, sentimos a riqueza que se formava em torno da história do nosso futebol. 

Comecei então a arquivar essas entrevista e transcrevê-las tornando-as documentos da memória futebolística local. Após algum tempo, resolvemos começar um projeto mais audacioso que era tornar isso uma revista do futebol cajazeirense. 

Entretanto, em conversa com a esposa Edinilza e com os filhos Maíra, Maitê e Marcel, disse-lhes que iria fazer uma revista do futebol de Cajazeiras, logo, eles disseram que não e, me apontaram para que nós escrevêssemos um livro e foi ai que começamos o trabalho de pesquisa com idas e vindas a João Pessoa e Campina Grande, cidades em que reside o maior número de cajazeirenses e cajazeirados que viveram a época de ouro do nosso futebol. 

Agradeço a Deus, pela força divina, aos inúmeros colaboradores que já não mais estão entre nós e cito: Ionas Dunga, Marta de Babi, Bento Soares, João Bosco de Menezes Pereira, Aranha, Dr. Higino Pires Ferreira entre outros. Valho-me do presente e agradeço a Ivon Gomes, Anéris Bandeira, Tantino Cartaxo, Dr. Abdiel, José Gonçalves, Renê Moésia, Zélia e Zulene, Meurimão, Nilmar e Marcelo Holanda e outros tanto que foram fantásticos para este trabalho. Pois bem, História do Futebol de Cajazeiras, chega em 15 capítulos e 685 páginas, relatando o início do nosso futebol, os campos e estádios de futebol, os clubes de futebol amador, profissional, da zona rural, feminino, infanto juvenil, nossos árbitros e a imprensa esportiva, de curiosidades do futebol, a história do craque Perpetúo e muito mais. Esperamos que a obra possa ser um objeto de estudo e pesquisa, um caminho a ser seguido e melhorado.

O adeus a Ruberval
Faleceu em João Pessoa nas primeiras horas da tarde do domingo 9, o médico cajazeirense Dr. José Ruberval Farias Maciel, velado e sepultado em Cajazeiras no dia 10, o pediatra foi alvo de manifestações de homenagens por parte de vários segmentos da sociedade local. Ruberval sempre gozou de muito carinho e respeito dos cajazeirenses pela abnegação ao trabalho que realizou em todos os locais por onde exerceu a medicina pela extremada vocação e amor pelo que fazia. 

O seu sepultamento levou milhares de amigos as ruas desta cidade e todos lamentavam a morte de um homem dedicado ao trabalho e a sua família. Nossos votos de pesar a Rosélia sua esposa, aos filhos Rafaela, Ravena e Rafael, a mãe Rubenir e os irmãos, Robson, Rubenilton e Rotsenaidil. Ele foi um grande amigo irmão desse colunista.  

Pesar
Uma das pessoas a quem prestamos uma simples homenagem no nosso livro, pela sua fenomenal contribuição para o nosso livro, faleceu na segunda feira 10, em Campina Grande e foi sepultada na terça feira 11. Trata-se de Marta, viúva do craque Babi que encantou com o seu futebol a todos aqueles que o viram jogar vestindo a camisa atleticana nos anos 50. Pois bem, foi ela que me passou fotos do primeiro clube de futebol de Cajazeiras no ano de 1923 e que através do seu acervo conseguimos ricas e históricas fotografias do Atlético Cajazeirense de Desportos. Marta tinha em Cajazeiras uma legião de amigas e entre elas está Anéris Bandeira e Harolda. O nosso pesar a todos os familiares de Marta.

BOLA DENTRO
Para a empolgação que toma conta de todos os que compõem o Paraíba Esporte Clube, isso notadamente, pelo futebol demonstrado pelo time nos amistosos. Como cajazeirense, sou tricolor desde pequeno. NOTA 10!

BOLA FORA
Para a saída do Spartak da segunda divisão do campeonato paraibano. O bom seria se a Federação Paraibana de Futebol melhorasse o seu critério de escolha para clubes participarem desta competição. Assim, começamos a desvalorizar a segundona. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: