header top bar

Fernando Caldeira

section content

Explícita falta de vergonha

16/04/2011 às 13h39

É com imenso desprazer que abordo o tema. Preferia muito mais não ter esse assunto como presente no nosso dia-a-dia. Mas, ao contrário, é tema atualíssimo do nosso cotidiano.

Sob o título “PB é o 4° que mais desvia verbas no país”, o repórter Daniel Motta publicou matéria no jornal Correio da Paraíba (Domingo – 10 de abril, caderno B1) onde fica patente a roubalheira que graça em muitos municípios paraibanos.

Segundo ela, “a Paraíba figura em 4° entre os estados brasileiros onde mais foram desviados recursos destinados à realização de obras, entre 2004 e 2009.” E acrescenta: “saúde e educação são as áreas que mais sofrem” por conta de prefeitos irresponsáveis que mau aplicam ou mesmo desviam recursos públicos.

Na matéria o repórter informa que no município de Tavares, 25 alunos estudam na casa de uma família, sem banheiro, por falta de uma escola. Mas no portal da prefeitura (http://www.prefeituratavares.com.br/) desta segunda-feira (11), pode-se ler: “Mastruz com Leite no VI Feijoão”, “Garota Safada no VI Feijoão”, e ainda “Forrozão 100% toca na abertura do VI Feijoão” em alusão à festividade que desde 2005 substituiu naquela comuna a tradicional festa do feijão.” Assim, Tavares não tem dinheiro para construir u ma escola, mas tem sobrando para contratar bandas de forró. Diga-se, a propósito, que a cidade é uma das que foram fiscalizadas e onde constatou-se irregularidades no uso das verbas públicas federais.

Ou seja, a educação e a saúde da grande maioria dos municípios paraibanos está no que está deve-se, em muito, à irresponsabilidade de seus administradores. Ou, se preferirem, da própria população que é quem vota e escolhe seus prefeitos. Poder-se-ia dizer que o povo não conhecia bem o passado do então candidato. Mas nada, depois de quatro anos de desmandos os mais variados e cabeludos, o povo ainda vota e reelege o corrupto. Nem se apercebe que as “dádivas” dele recebidas para comprar literalmente o seu voto, é fruto das receitas do município que originam-se nos tributos cobrados do próprio povo.

Em resumo, tanto quanto uma constituição ruim é culpa do constituinte originário que a elaborou, o mau prefeito é culpa do eleitorado que o elege e reelege.

E enquanto não tomarmos consciência da importância do voto, e de que ele é nossa maior arma contra corrupção e corruptos, esses continuarão a eleger-se, elegendo o bem estar próprio e da família como prioridade administrativa, em explícita falta de vergonha gerencial.

S O L T A S

*O ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio (DEM), revelou sua insatisfação com o Governador Ricardo Coutinho (PSB) num bate papo com o radialista Chico Cardoso, no velório do Sr. Ricardo Luiz de Andrade, pai do Suplente de Senador Deca. Foi o próprio radialista quem revelou a informação.

*Quando titular Léo Abreu (PSB) passa o comando da Prefeitura de Cajazeiras para o vice, Carlos Rafael (PTB), este dá início, de imediato, a construção de praças e a operações tipo tapa buracos em grande parte da cidade. Pergunta-se: por que o vice faz e o titular não?

*José Gonzaga Sobrinho (Deca), Thompson Mariz e Jeová Campos são nomes da nova geração política do sertão paraibano, e que podem ter grande influência nas eleições municipais de 2012. É esperar pra conferir!

*O deputado Vituriano de Abreu (PMDB) foi chamado de desinformado pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz. Segundo ele, aquele parlamentar fala do que não sabe e não conhece. E disse mais: “é um deputado vai e vem”, referindo-se à retratação de Vitu ao TCE/PB quando foi por este processado em passado não tão distante e desdisse o que havia dito para se livrar da justiça. Até agora o parlamentar deu o calado por resposta!

*Neste domingo o programa Trem das Onze entrevista o Governador Ricardo Coutinho (PSB).
 

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: