header top bar

Damião Fernandes

section content

FAFIC: 40 anos a Serviço da Educação para a Vida

04/12/2010 às 16h31

Quarenta anos para o Povo Judeu, significa o tempo necessário, o ciclo de uma geração que passa na história. Esses períodos vêm sempre antes de fatos “divisores de água”, contundentes, que se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

A FAFIC, ao completar 40 anos traz impregnada nesta celebração: Primeiro, a certeza de que os esforços, as lutas do altruísta Pe. Luiz Gualberto, valeram a pena, alcançaram suas metas. Um homem que dedicou seu sacerdócio á educação, à formação de homens novos para um tempo novo. Homens formados não somente segundo a razão, mas sobretudo, transformados pela fé.

E segundo, que hoje, depois de abertos os caminhos – desde 1970 – a FAFIC se tornou maior que os sonhos dos seus idealizadores. A FAFIC é hoje celeiro de pronfíncuos profissionais da Educação não somente para a Cidade de Cajazeiras, mas para todo o Alto Sertão paraibano. Como a Filosofia é a “mater” de todas as ciências, a FAFIC é a mãe de todas as Faculdades existentes em nossa cidade e no Alto Sertão da Paraíba.

A FAFIC – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, entra na fileira das grandes instituições, que assumem com esmero e competência a responsabilidade de formar profissionais em educação, tendo sempre como fundamento a íntima ligação entre teoria e pratica, valores morais e competência profissional, sempre privilegiando efetivamente, como eixo formativo a prática de ensino como caminho de profissionalização do neo-docente. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, traz em sua trajetória a marca de uma bravura heróica em ser uma das primeiras instituições de ensino a dedicar-se por vocação e por missão à formação de novos profissionais em educação.

Ousaríamos em afirmar, que a FAFIC está para Cajazeiras e para a Paraíba como o Liceu de Aristóteles estava para a Atenas, no que refere à profunda importância cultural desta escola – o Liceu – para os cidadãos de Atenienses. Era uma das mais importantes Escolas de Filosofia da Antiguidade e que contribuía profundamente para a formação intelectual em seus mais diversos ramos de estudos: Política, Literatura, Retórica, Lógica, Física e Metafísica.

Cajazeiras e seus cidadãos se orgulham em ser berço desta “casa de pensadores, desta casa de busca do conhecimento”. Lugar que tantas vezes meus pés iniciante de acadêmico transitaram. Quantas vezes entusiasmado, assistia às aulas de latim e de Teoria do Conhecimento do competente carismático Pe. Antônio Luiz do Nascimento. Assim como essa Instituição foi importante em minha vida, posso dizer com certeza, que nestes 40 anos de FAFIC, tantas foram as vidas de homens e mulheres marcados pela sua presença histórica.

Homens e Mulheres que tiveram a sua vida acadêmica gerada pelo útero fecundo da FAFIC, que construíram caminho a caminho e passo a passo, a história de suas conquistas acadêmicas e profissionais sob o olhar maternal desta Instituição. Profissionais que trazem em si os mais diversos ecos daqueles professores, mestres, doutores, que com suas presenças e habilidades nos ensinaram muitos mais do que os livros ofereciam: Ensinaram-nos a arte de pensar.

Inequivocamente, podemos afirmar, que a FAFIC com sua competência como Instituição de Ensino Superior, tem semeado nas almas de seus “filhos”, muito mais que conhecimentos acadêmicos rígidos e engessados. Ela tem sim, desengaiolado pássaros e encorajando-o ao voo, como uma daquelas Escolas que são Asas, afirmada pelo Poeta e Filósofo Rubem Alves: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

À FAFIC, esta Escola de Asas, os meus sinceros parabéns. Deixo aqui publicamente a minha profunda alegria de ter sido um desses pássaros desengaiolado e encorajado a voar, a pensar e a prosseguir.

Parabéns à FAFIC pelos seus 40 anos!

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: