header top bar

section content

Filiações

05/10/2015 às 20h21

Por José Ronildo

Após a campanha política, oportunidade em que alguns prefeitos da região diziam que estavam com o governador Ricardo Coutinho, mas não acreditaram na sua vitória e mudaram de lado, passando a apoiar a candidatura de Cássio Cunha Lima, cada um está ficando no seu devido lugar. O PDB do governador foi tirado do comando desses prefeitos e passaram para as lideranças da oposição, principalmente as que vão disputar as prefeituras municipais.

Esses prefeito, por sua vez, estão buscando abrigo nos partidos ligados do senador Cássio, como PSDB e PSD, este último, presidido no Estado pelo deputado federal Rômulo Gouveia, como foi o caso do prefeito de Bom Jesus, Roberto Bayma, que vai disputar à reeleição. Já o PSB foi entregue a Edvan Brito, que vai disputar a prefeitura.

Em Poço Dantas, o PSB saiu das mãos do prefeito Dedé, que vai disputar à reeleição e foi entregue a vereadora Eva, pré-candidata a prefeita; em Cachoeira dos Índios, quem se filiou a legenda foi o vice-prefeito Alan Seixas, que vai disputar a prefeitura contra o prefeito Bodin, ou Têta.

Em Uiraúna, o PSB foi tirado do controle do prefeito Bosco Fernandes, que também deve disputar à reeleição, caso não tenha nenhum impedimento pela justiça, tendo em vista que ele já foi condenado por improbidade administrativa, a perda dos direitos políticos em primeira instância e recorreu das decisões e passou para as mãos do ex-prefeito, Geraldo Nogueira, pré-candidato pelas oposições.

No município de Joca Claudino, Expedito Leite ganhou a queda de braços com o médico Benicinho e ficou com o controle da legenda, pela qual pretende disputar a Prefeitura, contra a candidata da prefeita, Lucrécia Adriana, que também aderiu à candidatura de Cássio Cunha Lima durante a campanha eleitoral, provavelmente a enfermeira Jordhanna Duarte, filha do ex-prefeito Luiz Viturino.

Não resta dúvida de que o reforço mais importante foi a filiação do prefeito de Bernardino Batista, Gervázio Gomes, que deixou o PMDB e do seu irmão, ex-prefeito Assis Gomes, juntamente com todos os vereadores, ele que tinha convite do ex-senador Wilson Santiago para se filiar ao PTB.

Responsabilidade
A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em Sessão realizada terça-feira, dia 22, responsabilizou o ex-prefeito do município de Bom Jesus, Manoel Dantas Venceslau, por valores que somados chegam a R$ 362.660,57, exercício 2011, decorrentes de irregularidades na construção de açudes, estradas, vacinas e reformas.

Raimundo Lira
Apenas o senador Raimundo Lira tem se interessado pelas questões de Cajazeiras, lá em Brasília, como é o caso da recuperação do Açude de Boqueirão de Piranhas, que tem uma verba destinada no Dnocs, mas não sai do papel. Essa obra é fundamental para o manancial receber as águas do Rio São Francisco. É ele também quem está se movimentando para que o Aeroporto Regional de Cajazeiras seja concluído e homologado; é ele quem está brigando para que o Governo Federal aprove o pedido de empréstimo que o governador Ricardo Coutinho solicitou para asfaltar a estrada do distrito de Boqueirão; ele também está trabalhando para garantir os recursos necessários para a construção do IML e também liberação dos 7 milhões para urbanização do entorno do açude Grande, que infelizmente foi cancelado pelo Ministério das Cidades. Os demais não estão nem aí para Cajazeiras, a exemplo dos senadores Cássio Cunha Lima e José Maranhão e dos deputados federais, Wellington Roberto, Efraim Filho, Agnaldo Ribeiro e Wilson Filho e Luiz Couto, que foram os mais votados no município.

Desconhece
Por falar no senador Raimundo Lira o parlamentar demonstrou não conhecer o grau de rivalidade na política cajazeirense, entre o ex-prefeito Carlos Antonio e o também ex-prefeito Antonio Vituriano, quando ao ser perguntado sobre a possibilidade do PMDB apoiar à reeleição de Denise afirmou que iria conversar com Vituriano. Na realidade a pergunta se referia a possibilidade do senador José Maranhão entregar o partido ao grupo da situação em Cajazeiras, atendendo um possível pedido do governador Ricardo Coutinho.

Rápidas
*O deputado estadual José Aldemir filiou o empresário Zé Gueré ao PP. Ele é pré-candidato a prefeito de Carrapateira, pela oposição e espera unificar as oposições em torno do seu nome.

*Em um momento de crise, o número de diárias pagas a vereadores de Cajazeiras que dizem ter ido à capital do Estado, continua impressionando. Seria interessante que o TC averiguasse se realmente esses parlamentares foram a João Pessoa.

*Com quem vai ficar o PP e o PSD na disputa pela Prefeitura de Cajazeiras, em 2016?

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: altopiranhas@uol.com.br

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: altopiranhas@uol.com.br