header top bar

section content

Fim da reeleição

31/05/2015 às 19h18

Após rejeitar o fim do coeficiente eleitoral nas eleições proporcionais e não só manter o financiamento privado de campanha, como permitir que empresas também façam doações, cujos recursos serão repassados para os partidos, apesar de muitos defendem o fim desse tipo de financiamento que alimenta a corrupção, finalmente a Câmara dos Deputados aprovou uma mudança mais profunda na reforma política.

Em votação na noite desta quarta-feira, a Câmara Federal aprovou, por 452 votos a favor e 19 contra, o fim da reeleição para mandatos executivos – presidente da República, governadores e prefeitos. Houve ainda uma abstenção.

O texto da emenda deverá agora ser votada em segundo turno na Câmara e segue para o Senado caso aprovada. A votação faz parte do pacote de reforma política em discussão no Legislativo, a PEC 182/2007.

O texto aprovado é de autoria de Rodrigo Maia (DEM-RJ), e prevê transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores à eleição seguinte. Dilma Rousseff, reeleita em 2014, já não poderia se candidatar ao cargo em 2018. Segundo o texto, deputados estaduais e federais, senadores e vereadores continuam aptos a disputar a reeleição.

Todos os partidos votaram em maioria a favor da emenda que acaba com a reeleição. O partido com maior número de votos contra o fim da reeleição foi o Democratas, com cinco votos 'não' de um total de 20 parlamentares. PT e PMDB, principal aliado na bancada governista, tiveram três votos contra a emenda cada um. Outros três votos contra vieram de deputados do PTB.

A única abstenção também veio do PT, com Weliton Prado (MG). O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou ser favorável à medida mais pelo efeito em cidades pequenas, onde, segundo ele, prefeitos acabam governando para se reelegerem. No entanto, ele diz duvidar do efeito em governos estaduais e na Presidência.

O Congresso ainda vai votar se o próximo mandato de prefeito e vereadores será de seis ou de dois anos, para possibilitar a coincidência das eleições em 2018 ou 2022 e o tempo dos mandatos que deve passar para cinco anos.

José Aldemir
Uma fonte ligada ao senador Cássio Cunha Lima informou, na manhã desta quarta-feira (27), que o deputado estadual José Aldemir Meireles estaria “abrindo mão” da disputa pelo comando do PSDB de Cajazeiras, que é pleiteado pelo radialista cajazeirense Fabiano Gomes, para não criar uma saia justa para o senador tucano. Aldemir teria dito que não está brigando por nenhum partido político e que Cássio pode ficar a vontade para decidir a quem deve entregar a legenda em Cajazeiras.

Wilson Filho
O deputado federal Wilson Filho (PTB), coordenador da bancada federal paraibana, foi alvo de uma matéria do ‘O Globo’ de quarta-feira. A publicação afirma que o parlamentar aproveitou a reforma política para conseguir junto ao relator da proposta, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a redução da idade mínima para elegibilidade de senadores.

De acordo com a publicação, que chama Wilson Filho de ‘jovem milionário’, a mudança atende as ambições pessoais, já que pelas regras atuais, ele não poderia se candidatar ao cargo em 2018, quando terá 29 anos. Após o pai tentar duas vezes, parece que o filho será a próxima tentativa. Wilson também pode disputar a Prefeitura de João Pessoa em 2016.

Em São José de Piranhas, apesar do prefeito Domingos Neto afirmar que ainda é cedo para definir candidaturas, comenta-se que a chapa já estaria formada e teria Chico Mendes, como candidato a prefeito e o vereador Judivan de Lima, como candidato a vice.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: altopiranhas@uol.com.br

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: altopiranhas@uol.com.br