header top bar

Fernando Caldeira

section content

Idarticléia & Crispim: heróis da…

02/08/2009 às 11h37

Por Fernado Caldeira

É sempre assim na política: a derrota é órfã, mas a vitória tem muitos pais. Quer dizer, ninguém assume qualquer responsabilidade quando o resultado é adverso, mas muitos, inclusive os que pouco ou nada fizeram, se julgam responsáveis pela vitória.

Não está sendo diferente com a vitória do médico Léo Abreu (PSB) para a Prefeitura de Cajazeiras. Não são poucos os que se arvoram de ‘donos’ dessa vitória, esquecendo os verdadeiros ‘cavalos de força’ que puxaram a fórceps essa vitória do jovem socialista cajazeirense.

Ora, onde ficam aqueles que por muitos anos acompanharam e perderam politicamente ao lado de Vituriano e Léo Abreu? Esses heróis anônimos não têm seu valor? Não serão deles, especialmente, os louros dessa vitória de 2008? Não foram eles que no front das disputas eleitorais da terra de padre Rolim mantiveram a chama acesa e a esperança de reviravolta no status quo político na terra da cultura?

Essa vitória de Léo Abreu não é uma construção nova nem isolada. Ela iniciou-se com a militância política de seu pai, Antônio Vituriano, nas vitórias e também nas derrotas. Ela foi forjada nas ruas, ao lado do povo, em bons e maus momentos que retroagem no tempo. Tempo que marcou com cores próprias figuras que desde o início estiveram de um só lado e que, por isso mesmo, são responsáveis maior da resistência, da insistência, da persistência, da luta, e finalmente, creio eu, da vitória.

A vitória de Léo é a vitória de todos que nele votaram e que formaram a maioria do eleitorado. Mas é especialmente a vitória dos que resistiram ao tempo de ‘vacas magras’, aos que superaram a amargura, a dor, o sofrimento, as dificuldades e as tentações dos idos de derrotas seguidas.
Ninguém pode arvorar-se de ‘dono’ dessa vitória política porque, já disse, ela não é uma construção nova nem isolada.

Mas não há como não registrar o valor heróico de uma Idarticléia, esposa de Crispim. Não bastassem as discriminações, ontem mais que hoje, da participação da mulher na vida pública, essa resistente nunca sequer fez menção de mudar suas convicções. Ao contrário, pagou caro preço por resistir, persistir, e manter-se fiel a seu posicionamento político.

O mesmo, em intensidade e tamanho, posso e devo dizer de Crispim, esposo de Idarticléia. Compartilhando ambos os mesmos sentimentos da vida pública cajazeirense, formaram a coluna principal do viturianismo, que desaguou na vitória recente do seu mais moderno representante.

Perguntem a um ou a outro, ou a ambos, quantas noites intranqüilas foram vividas? Quantos momentos de angústia ao lado dos filhos? Quanta reprovação social discriminatória? Quantas privações? Quanta vida doada pela causa? Talvez assim se enxergue a grandeza de suas lutas.

Mas existem outros heróis resistentes igualmente ocultos: um professor Abreu, por exemplo, que também nunca deixou seu ‘campo de batalha’ para pedir trégua ou entregar-se ao adversário, o que muitos fazem por comodismo. José Anchieta é outro pequeno grande homem dessa equipe de resistentes que nunca mudou de opinião ou de lado. Perdendo ou ganhando, sempre foi um só e o mesmo!

São exemplos como esses, Idarticléia, Crispim, Abreu, Anchieta, entre outros, que não permitem rotular a vitória do atual prefeito a este ou aquele indivíduo. Seu rótulo é o do conjunto e, antes ainda, dos resistentes!

S O L T A S

*Tem uma pesquisa eleitoral em Cajazeiras, feita por Augusto Ferraz (Sousa), cujos resultados que me foram repassados são os seguintes:

Para Deputado Estadual:
– Carlos Antônio (DEM)…………………36,0%
– Ant. Vituriano (PMDB)………………..18,0%
– Zé Aldemir (DEM)………………………10,5%
– Ricardo Barbosa (PSDB)……………….0,1%

Para Governador:
– Ricardo Coutinho (PSB)……………….27,0%
– Maranhão (PMDB)……………………….22,0%

– Para Senador a fonte não me informou números, mas garantiu que Cássio está disparado, e que Marcos Barros foi escolhido, também disparado, como o melhor vereador de Cajazeiras.

* Domingo tem Trem das Onze (www.fernandocaldeira.com.br)

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: