header top bar

José Anchieta

section content

Inquietações dos sertanejos

15/01/2015 às 22h56

A ausência de chuvas neste início de ano no Sertão paraibano tem causado muita preocupação na região. Até agora, as previsões de irregularidade do inverno anunciadas para os três primeiros meses, com tendência de pluviosidade baixa, têm se confirmado.

Na verdade, nenhum prognóstico no momento ainda é definitivo, conforme admitem os próprios estudiosos no assunto. Isso porque os fatores meteorológicos que, normalmente, interferem nos períodos chuvosos, podem mudar a qualquer momento. As análises climáticas e experiências anteriores confirmam esse quadro.

Mas, inegável o cenário de desânimo e inquietação que já vive a região, diante das indicações iniciais, principalmente em virtude do baixo nível dos nossos reservatórios. Há um risco iminente de colapso no abastecimento de várias cidades, a exemplo de Cajazeiras, cujo açude Engenheiro Avidos está com apenas 10% de sua capacidade.

Em outras cidades da região, esse problema já existe, com a população sendo atendida por meio de carros pipa. Esse é, verdadeiramente, um atendimento precário, que tem causado transtornos às comunidades afetadas pela falta de água nas torneiras de suas residências.

Esse é um tema recorrente que tem deixado os cajazeirenses e sertanejos muito preocupados. A imprensa e outros setores têm alertado sobre o problema, porque se não chover bem para a recarga dos mananciais ainda nestes primeiros três meses, a situação deverá se agravar, com novos colapsos de abastecimento na região.

Diante desse quadro dramático, a população questiona muito se há, na verdade, ações governamentais concretas, no sentido de amenizar os possíveis problemas de escassez de água cada vez maior, principalmente para o consumo humano.

Trânsito precário
A população de Cajazeiras tem reclamado muito, nos últimos dias, providências para minimizar alguns problemas de trânsito na cidade. Faixas de pedestres apagadas, por exemplo, têm motivado muitas reclamações, pois contribuem para a desobediência dos condutores de veículos e riscos constantes de acidentes para a população em geral.

Reclamações sindicais
O Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras tem reclamado muito, ultimamente, de possíveis irregularidades no pagamento do 13º salário dos servidores nos dois últimos anos. Nesse sentido, a entidade representativa dos servidores efetivos vem prometendo acionar seus assessores jurídicos para questionar decisões da atual gestão. Assim, Prefeitura e Sindicato deverão travar uma nova batalha judicial.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: